keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Câmara aprova gestão da CAIXA para seguro de veículos

Projeto segue para o Senado, mirando melhorias e inclusões no seguro obrigatório

Camara aprova novas regras para o seguro obrigatorio de veiculos Visor Notícias
Imagem Ilustrativa

A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLP) 233/23, que designa a Caixa Econômica Federal para administrar o fundo do Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (Spvat), substituindo o antigo DPVAT. Este projeto, enviado agora ao Senado, pretende regularizar e aprimorar o seguro obrigatório de veículos terrestres no Brasil, garantindo a continuidade do pagamento de indenizações.

O substitutivo proposto pelo deputado Carlos Zarattini (PT-SP) traz importantes alterações, como a retomada do pagamento de despesas médicas para as vítimas de acidentes e a redistribuição de 35% a 40% da arrecadação dos prêmios de seguro para os estados e municípios que possuem serviço de transporte público coletivo.

Desde a suspensão do consórcio privado em 2021, a Caixa assumiu a gestão emergencial do seguro, enfrentando desafios financeiros que resultaram na suspensão de pagamentos. A nova legislação visa não apenas retomar a cobrança do seguro, mas também ajustar o valor dos prêmios temporariamente para cobrir sinistros pendentes.

Além disso, o projeto introduz penalidades no Código de Trânsito Brasileiro para os proprietários de veículos que não realizarem o pagamento do seguro, que será obrigatório para o licenciamento anual, transferência ou baixa do veículo.

O repasse de uma parte da arrecadação para o Sistema Único de Saúde (SUS) foi modificado, destinando agora 40% para despesas médico-hospitalares dos segurados, permitindo o reembolso de uma variedade de tratamentos e serviços não disponíveis no SUS local.

Este projeto de lei complementar também estabelece novas regras para o pagamento de indenizações, incluindo prazos e condições para o recebimento, além de ajustes no valor com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e juros moratórios em caso de atraso.

Ao ser enviado ao Senado para avaliação, o PLP 233/23 representa um passo significativo na reformulação do seguro obrigatório de veículos no Brasil, buscando oferecer uma cobertura mais abrangente e justa para as vítimas de acidentes de trânsito.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: SCC10

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Utilidade Pública

Semasa alerta para possível falta de água em Itajaí e Navegantes

É recomendado que a população economize água, evitando lavagens desnecessárias e utilizando cisternas e caixas d'água com moderação

Utilidade Pública

Prazo de renegociação do Desenrola Brasil acaba nesta segunda-feira

O Desenrola Brasil oferece aos inadimplentes descontos que, em média, chegam a 83% do valor total das dívidas

Utilidade Pública

Caixa autoriza Saque-Calamidade do FGTS a trabalhadores de 59 cidades gaúchas

O saque pode ser feito por trabalhadores residentes em áreas afetadas por desastres naturais, conforme indicação das secretarias municipais de Defesa Civil

Mais notícias

Segurança

Advogada gaúcha de 27 anos é encontrada morta após 20 dias desaparecida

Além de Natália, seus pais, Artemio Cobalchini, de 72 anos, e Ivonete Cobalchini, de 62, morrerm na tragédia

Geral

Estátua da Liberdade da Havan está a caminho de Manaus

O monumento será instalado na nova megaloja da Havan, com inauguração marcada para o dia 6 de julho