keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Pesquisa de preço dos pescados para a Semana Santa é realizada pelo Procon de Itajaí

A pesquisa analisou o preço por unidade de medida (quilo) de 12 tipos de pescados

Procon de Itajai realiza pesquisa de preco dos pescados para a Semana Santa 143829 Visor Notícias
Foto: Prefeitura de Itajaí/ Divulgação

A Procuradoria de Defesa do Consumidor de Itajaí (Procon) realizou, na segunda-feira (25), a pesquisa de preço dos pescados para a Semana Santa. Em comparação ao ano anterior, houve um aumento de 2% no somatório médio dos valores praticados.

Conforme a análise dos preços individuais na data da pesquisa, o salmão foi o pescado que apresentou maior queda no preço em relação a 2023 (-12,76%), seguido da lula (-11,88%) e da pescada (-8,34%). Já a tradicional sardinha, também conhecida como charuto, apresentou a maior alta (+30,04%) na comparação com o ano passado. Na sequência aparecem a anchova (+27,56%) e o congrio (+20,87%).

Apesar do aumento, o charuto/sardinha foi o pescado mais barato da pesquisa, seguido da corvina e da lula. Já o congrio foi o produto mais caro encontrado dentro da categoria. Em seguida, aparecem o salmão e o camarão.

A pesquisa analisou o preço por unidade de medida (quilo) de 12 tipos de pescados. Foram selecionados sempre os produtos de menor valor, sem levar em consideração a sua espécie ou a forma de apresentação (congelado, fresco, com ou sem casca, limpo ou sujo, inteiro, em posta ou filé). Os tipos de pescados pesquisados foram: charuto, corvina, salmão, congrio, anchova, linguado, camarão, lula, meca, pescada, abrótea e dourado.

Orientações do Procon

Além da pesquisa, o Procon orienta os estabelecimento acerca das normas de defesa do consumidor. O órgão ressalta a importância de informar de maneira clara e ostensiva a espécie do pescado e seu preço por quilo. Ainda reforça a necessidade de realizar a pesagem do produto na presença dos consumidores.

Diante da variedade de espécies dos produtos relacionados, o Procon ressalta a importância da pesquisa para que o consumidor obtenha o produto desejado com o melhor valor para o seu orçamento.

Dúvidas e reclamações podem ser realizadas pelos telefones 151 e (47) 3349-6147, ou ainda por meio do e-mail [email protected]. O órgão fica localizado na avenida Joca Brandão, nº 655, no Centro, e atende de segunda a sexta-feira.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Dia das Mães: veja 9 dicas de presentes especiais no Fort Atacadista 

O Dia das Mães é neste domingo, 12 de maio; confira dicas para presentear as mães a preços acessíveis

Economia

Gigante de alimentos tem interesse em comprar cotas do Porto de Itajaí

Também há interesse de outros grandes investidores, incluindo um fundo americano e outro de Dubai

Economia

Estudo revela alta carga tributária em presentes do Dia das Mães

Os dados foram levantados pelo Instituto Brasileiro de Gestão e Planejamento Tributário (IBGPT)

Economia

Preço da batata salta após enchentes no Rio Grande do Sul

Outros alimentos ficaram mais caros em SC, confira quais:

Mais notícias

Segurança

Gangue da Hilux usava os veículos de BC e Itapema para transporte de drogas e armas

A polícia identificou que os criminosos escolhiam os veículos no Litoral Norte, decodificavam o sinal da chave e levavam o automóvel

Política

Senado aprova texto-base do novo DPVAT

A proposta foi aprovada após uma votação de 41 votos a favor, 28 contra e nenhuma abstenção