keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Itajaí lança plataforma digital de gestão participativa inédita no Brasil

Na primeira etapa, Itajaí Decide definirá prioridades dos cidadãos sobre a mobilidade urbana e transporte público da cidade

O Município de Itajaí lança uma iniciativa de gestão participativa inédita no país. Itajaí Decide é a plataforma digital desenvolvida para ampliar a participação da população nas decisões da prefeitura sobre as questões mais importantes para a cidade. O endereço itajaidecide.com.br já está disponível para acessos e definição das prioridades da mobilidade urbana.

O site é um instrumento interativo de consulta popular para diversos assuntos, desde a realização de obras até a implantação de novos serviços. O primeiro tema será a mobilidade urbana, em especial o transporte público. O cidadão poderá opinar sobre a prioridade do pedestre, tarifa única, ar-condicionado e Wi-Fi nos ônibus.

“Essa é um iniciativa de nossa administração para torná-la ainda mais inclusiva, participativa e transparente. Por isso, convido cada cidadão a fazer parte das decisões do Município de Itajaí através dessa plataforma”, avalia com entusiasmo o prefeito Volnei Morastoni. “Passamos por um processo de Planejamento Estratégico com a consulta de lideranças e agora vamos atingir todos os munícipes da através da internet, para fazer desta cidade um lugar cada vez melhor”, conclui Morastoni.

Como funciona o Itajaí Decide

Cada cidadão deverá se cadastrar para conhecer as propostas de obras e melhorias do Município de Itajaí. Por meio do acesso, poderá votar e opinar sobre cada proposta. Além de definir os temas das consultas, o site também conta com um espaço de sugestões, onde a população pode propor e discutir soluções para questões da cidade. As propostas populares com maior relevância serão analisadas e implementadas pelo poder público, de acordo com sua legalidade, viabilidade e custo de realização.

Os cadastros no site são validados após consulta ao sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TER) para garantir a participação exclusiva de moradores de Itajaí nas discussões e votações. As propostas terão um tempo limite para votação e discussão, sendo que aquelas que alcançarem mais de 50% dos votos terão as propostas implementadas pela Prefeitura.

Com o Itajaí Decide, a Prefeitura de Itajaí implantará uma gestão mais transparente, participativa e democrática no município ao possibilitar à população ser realmente parte do poder público. Em Itajaí a democracia acontecerá no dia a dia, com a participação efetiva dos itajainenses tanto na definição de demandas e prioridades das comunidades, como na resolução dos problemas e na construção do futuro da cidade.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena 2718

Prêmio acumulado pagará R$ 6,5 milhões nesta terça-feira (30)

Geral

Biólogo catarinense encontra espécie rara de fungo nas matas de SC

Fungo do gênero Microglossum havia sido coletado no Brasil uma única vez em 1931

Geral

Filhotes de gato presos em churrasqueira são resgatados no Alto Vale

Segundo o Batalhão de Bombeiros Militar, os gatos tinham apenas três dias de vida

Geral

Cozinheiro produz pudim de quase dez quilos em Lages

Helton Angelo se desafiou a fazer o maior pudim do Brasil

Geral

Bebê nasce a caminho do hospital no Planalto Norte

Equipe precisou fazer parto da bebê dentro da ambulância

Mais notícias

Geral

Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena 2718

Prêmio acumulado pagará R$ 6,5 milhões nesta terça-feira (30)