keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Com 5ºC acima da média, SC enfrenta forte onda de calor até domingo

Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso sobre aonda de calor

imagem mostra sol
Foto: Secom/Divulgação

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso sobre uma onda de calor que começou na quinta-feira (14) e se estende até as 19h de domingo (17). O alerta destaca um risco significativo à saúde, com temperaturas previstas para ficar 5ºC acima da média durante um período de 3 a 5 dias.

Devido ao risco à saúde que essas temperaturas elevadas podem representar, recomenda-se que a população adote medidas preventivas, como hidratação constante, uso de protetor solar, vestimentas leves e evitar exposição prolongada ao sol, especialmente nos horários de pico de calor.

Grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas com condições de saúde pré-existentes, devem ter atenção especial durante este período. É aconselhável permanecer em ambientes frescos e arejados, e procurar assistência médica em caso de sintomas relacionados ao calor excessivo.

Ondas de calor podem levar a um aumento nos casos de desidratação, insolação e outras complicações relacionadas ao calor. Além disso, essas condições meteorológicas extremas podem afetar a agricultura, os recursos hídricos e o bem-estar dos animais.

Autoridades de saúde e serviços de meteorologia continuam monitorando a situação e fornecerão atualizações conforme necessário. A população é aconselhada a acompanhar os boletins meteorológicos e seguir as orientações das autoridades locais.

Previsão para os próximos dias

Entre sexta-feira, 15, e o domingo, 17, o fluxo de ar quente do norte do país se intensifica sobre o estado. Neste período, as temperaturas máximas variam de 35°C a 39°C em áreas do Extremo Oeste e Litoral Sul e de 28°C a 34°C nas demais regiões.  Além disso, entre quinta, 14, e domingo, 17, a combinação de calor e umidade favorecem, a partir do período da tarde, a formação de pancadas de chuva e temporais isolados pelo estado, típicos de verão.

 A partir de segunda-feira, 18, e principalmente da terça-feira, 19, da próxima semana, a aproximação e passagem de uma frente fria favorece a ocorrência de pancadas de chuva e temporais de forma mais abrangente pelo estado. Além disso, a passagem desse sistema também deve interromper a sequência de dias mais quentes, com a redução das temperaturas em todas as regiões. 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tempo

Governo de SC acionará grupo de respostas rápidas a eventos extremos

Expectativa é que nas próximas horas a frente fria comece a avançar em direção ao Norte

Tempo

Rio Itajaí-Mirim extravasa e pode passar de seis metros

Segundo a Defesa Civil, outros dois picos podem acontecer à meia-noite e às 5h da madrugada do domingo (19)

Tempo

VÍDEO: Alerta para risco de alagamentos em São João Batista

Segundo a DEfesa Civil, nível do Rio Tijucas atingiu 5,32 metros às 19h deste sábado (18)

Tempo

VÍDEO: Enchente bloqueia ruas de Presidente Getúlio

As chuvas intensas que caíram sobre a região nas últimas horas resultaram em alagamentos

Tempo

Rio Itajaí-Mirim transborda e pode passar de seis metros em Brusque, adverte Defesa Civil

Previsão preocupa moradores por conta da previsão de ainda mais chuvas em SC

Mais notícias

Infraestrutura

Defesa Civil afirma que prevenção de desastres deve ser prioridade no Brasil

O secretário, Fabiano de Souza, destaca ações contra enchentes e apoio ao RS durante as recentes tragédias

Infraestrutura

SC é o estado com maior taxa de moradias precárias no Sul do Brasil

O maior problema enfrentado é o aluguel, que representa a despesa mais pesada para as famílias