keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Violência em SC: em 10 meses, número de latrocínio supera 2021

De acordo com o CSSPPO, as taxas apresentam estabilidade

polícia militar
Foto: PM/Divulgação

O número de casos de latrocínio (roubo seguido de morte) em 2022 expõe uma realidade violenta em Santa Catarina. Em apenas 10 meses, de janeiro a outubro deste ano, o número já superou os registros contabilizados durante todo o ano de 2021. Dados do CSSPPO (Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial) mostram que foram 19 vítimas do crime até 31 de outubro. Em todo o ano passado, foram 18.

Os dados deste ano também estão acima do registrado nos dez primeiros meses de 2020, quando foram contabilizados 17 casos do crime. Em relação aos últimos anos, 2022 fica abaixo de 2019, quando foram registrados 26 casos no mesmo período.

Três casos somaram-se aos registros entre setembro e outubro deste ano, mesma quantidade entre agosto e setembro. O período que contabilizou o maior número de vítimas foi entre maio e junho, com o acréscimo de quatro vítimas de latrocínio.

Por meio de nota, o CSSPPO afirmou que, em 2022, as taxas de latrocínio apresentam estabilidade, com diferença de apenas um caso em relação a 2021, sendo a terceira menor taxa da série histórica (desde 2008), ficando atrás somente dos anos de 2020 e 2021.

Veja a nota na íntegra:

Santa Catarina tem registrado neste ano, em comparação ao ano passado, queda de 10,7% nas mortes violentas, que envolvem homicídio, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e confronto policial.

Em 2022, as taxas de latrocínio apresentam estabilidade, com diferença de apenas um caso em relação a 2021, sendo a terceira menor taxa da série histórica (desde 2008), ficando atrás somente dos anos de 2020 e 2021.

O Núcleo de Estatística e Análise Criminal do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial, responsável pela compilação da estatística criminal oficial do Estado, informa que SC fechou o ano de 2021 com a menor taxa de latrocínio do país, ficando 64% abaixo da taxa nacional e 31% abaixo da taxa do segundo melhor Estado (PR).

Com isso, frente aos atuais índices de latrocínio, a projeção é de que essa condição em relação às outras Unidades da Federação permaneça para o fechamento do ano de 2022.

O Governo do Estado segue investindo na segurança pública com recursos próprios, o previsto para 2022 é R$ 343 milhões por meio do programa SC Mais Segura.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

Mãe e filhas pulam janela para fugir de homens armados

"Eu ouvi vozes dentro da casa e, imediatamente, pulei pela janela com minhas filhas"

Segurança

Defesa Civil de Rio do Sul emite alerta de enchente para o fim de semana

O nível do Rio Itajaí-Açu pode chegar a valores entre 7,5 e 8,5 metros

Segurança

Acidente deixa homem gravemente ferido em em Camboriú

Colisão ocorreu por volta das 10h30 deste sábado (18)

Segurança

Itajaí, Blumenau e Joinville lideram violência sexual contra crianças em SC

Veja o número de casos de violência e abuso sexual infantil em cada Delegacia Regional do Estado

Segurança

Trânsito em ponte provisória de São João Batista é suspenso

Intensas chuvas levaram a elevação rápida das águas

Mais notícias

Tempo

Rio Itajaí-Mirim transborda e pode passar de seis metros em Brusque, adverte Defesa Civil

Previsão preocupa moradores por conta da previsão de ainda mais chuvas em SC

Tempo

Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

Chuvas intensas e temporais vão ocorrer até a madrugada do domingo (19)