keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Cães são resgatados e dono é preso por maus-tratos em Palhoça

Cães estavam presos ao redor de entulhos e ratos e comida encontrava-se em meio a fezes e urina

Divulgação/Dibea Palhoça
Divulgação/Dibea Palhoça

Um homem foi preso em flagrante por maus-tratos aos animais na última quarta-feira (26). O caso aconteceu em Palhoça, na Grande Florianópolis. Dois cães foram resgatados por agentes da Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea) e da Polícia Civil. O local apresentava situação insalubre.

Os animais estavam presos a correntes de ferro, com cadeado. Eles estavam ao redor de ratos e entulhos. Ainda de acordo com o Dibea, os animais não tinham água fresca e a ração oferecida estava em meio a urina e fezes de ratos. O local tinha mato alto e restos de obras. Um deles já possuía doenças de pele, ocasionada pela insalubridade e falta de higiene do ambiente em que vivia, segundo a Polícia Civil. 

A visita se tratava de um retorno da fiscalização, para verificar se as orientações passadas na primeira visita, realizada em março deste ano, haviam sido colocadas em prática. Ao chegarem a residência, no bairro Passa Vinte, os profissionais perceberam que a situação estava ainda mais crítica do que visualizada no início do ano. O diretor da Dibea, Fabiano Souza, contou que em diversas outras visitas, nenhum morador da casa atendia a equipe, mesmo quando observavam movimentação na casa.

Com a piora na situação, a Polícia Civil verificou o crime de maus-tratos. Após ouvir os envolvidos e testemunhas, a delegada Daiana da Luz prendeu em flagrante o responsável pelos animais. Nesta quinta-feira (27), ele foi solto, após audiência de custódia. Ele vai responder o processo criminal em liberdade. 

A Lei 9.605, de 1998, que trata dos crimes contra a fauna, estabelece, no artigo 32, que é crime “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”. A pena é de detenção de três meses a um ano e multa. 

A partir de 2020, a Lei 14.064 alterou a Lei 9.605 e estabeleceu que a punição pode chegar a 5 anos, com multa e proibição da guarda, se os maus-tratos forem cometidos contra cães ou gatos.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

Sobe para 83 o número de mortos no Rio Grande do Sul

A tragédia já afetou cerca de 850 mil pessoas em 345 dos 496 municípios do estado

Segurança

Mulher é baleada pelo marido na frente do filho de três anos

Caso foi registrado na tarde deste domingo (5) na Grande Florianópolis

Segurança

Homem morre e outro fica ferido após tiroteio no Litoral Norte de SC

Ocorrência foi registrada na manhã de sábado (04) no centro de Penha

Segurança

Festa em lancha acaba com cinco presos em Balneário Camboriú

Armas, joias e dinheiro foram apreendidos, e além disso, um dos festeiros estava com mandado de prisão por pensão alimentícia

Segurança

Homem bêbado liga som alto e mata esposa com foice em Camboriú

O criminoso estava em "saidinha temporária", respondendo por vários crimes

Mais notícias

Eventos

Degusta Camboriú contará com 16 estabelecimentos confirmados para sua próxima edição

A entrada será gratuita em todos os dias do evento, agendado para ocorrer de 5 a 9 de junho

Segurança

Sobe para 83 o número de mortos no Rio Grande do Sul

A tragédia já afetou cerca de 850 mil pessoas em 345 dos 496 municípios do estado