No Zoo de Pomerode, em Santa Catarina, nasceu recentemente uma zebra filhote. A zebrinha veio ao mundo de forma natural. A gestação é considerada rara porque há poucos casais no Brasil em idade reprodutiva. Atualmente, o zoológico possui quatro animais dessa espécie, incluindo a mãe e a recém-nascida.
Para garantir que o parto fosse realizado de maneira natural, a equipe do local adotou uma série de medidas, como a aproximação do casal em seu habitat e o monitoramento constante do bem-estar dos animais.
Segundo a bióloga responsável, Priscila Weber Maciel, a gestação da mãe da zebrinha durou 12 meses e durante esse período, foram adotados cuidados especiais para garantir a sua saúde e a do filhote.
A zebrinha está se desenvolvendo, se alimentando bem com leite materno e, mais recentemente, com capim, alfafa e ração. As duas foram mantidas em uma área anexa ao ambiente das zebras, para permitir o seu desenvolvimento e cuidados maternos sem a interferência dos outros animais.
Nascimento de ave em perigo de extinção
Além do nascimento da zebrinha, o Zoo de Pomerode registrou outro acontecimento importante no início de março: o nascimento de uma jacutinga, espécie de ave ameaçada de extinção. Com essa nova ave, o zoológico agora possui cinco jacutingas, que podem ser vistas pelos visitantes no recinto de imersão Paraíso das Aves.
A jacutinga é conhecida como “semeadora de florestas”, pois ajuda a dispersar as sementes em seu habitat natural, a Mata Atlântica.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.