SC se prepara para enfrentar um inverno severo; expectativa de geada e neve

Foto: Divulgação

O fenômeno La Niña estará presente no Oceano Pacífico a partir de março. Confira a previsão para os próximos meses:

Foto: Divulgação

Santa Catarina se prepara para enfrentar um inverno mais severo em 2024 em comparação com o ano passado, com a expectativa de episódios de geada e neve. 

Foto: Divulgação

O meteorologista Piter Scheuer destaca que a partir de junho, o estado experimentará um período mais seco, caracterizado por massas de ar frio mais intensas, aumentando a probabilidade de ocorrência de geada e até neve nas regiões da Serra Catarinense e Gaúcha.

Foto: Divulgação

O clima em Santa Catarina durante 2024 será caracterizado por chuvas irregulares em março, com volumes variando entre os municípios. Em abril, espera-se chuvas mais volumosas e abrangentes, superando a média em muitas cidades.  

Foto: Divulgação

O mês de maio pode trazer a possibilidade de geada, principalmente nas áreas mais elevadas do estado. Destaca-se também a chance de um “veranico” na segunda quinzena de maio, com temperaturas mais altas antes do início oficial do inverno. 

Foto: Divulgação

O fenômeno La Niña estará presente no Oceano Pacífico a partir de março de 2024, mas seus impactos no clima de Santa Catarina serão mais perceptíveis a partir da metade do ano.  

Foto: Divulgação

Scheuer explica que o tempo de resposta da atmosfera leva cerca de dois meses, indicando que os efeitos do La Niña, como períodos mais secos e massas de ar frio intensas, serão mais evidentes a partir de maio. 

Foto: Divulgação

Efeitos esperados do La Niña – Período mais seco: A partir de junho, o estado deve experimentar um período mais seco, com volumes de chuva abaixo da média.

Foto: Divulgação

– Frio intenso: Massas de ar frio mais intensas podem resultar em mais episódios de geada e neve na Serra Catarinense e Gaúcha. – Primavera e inverno: A previsão aponta para uma primavera e inverno de 2024 mais secos e frios do que a média.

Foto: Divulgação

Diariamente o Visor Notícias traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e siga as nossas redes sociais.

Acompanhe o Visor