Um novo tipo de coronavírus encontrado em morcegos de Hong Kong, na China, apresenta alto risco de transmissão para humanos, segundo estudo realizado pelo Instituto de Virologia de Wuhan e pelo Laboratório de Guangzhou. A pesquisa foi publicada nesta semana na revista Nature.
Os cientistas analisaram o vírus em laboratório usando a técnica Crio-EM, que permite observações detalhadas por meio de um microscópio de alta potência. O estudo revelou que o HKU5-CoV-2 tem uma melhor adaptação ao receptor ACE2 humano do que sua versão anterior, o HKU5-CoV, o que pode facilitar sua transmissão para pessoas.
De acordo com os pesquisadores, os merbecovírus de morcegos, grupo ao qual o novo coronavírus pertence, são geneticamente relacionados ao MERS-CoV, vírus responsável pela Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS). Por isso, há um alerta sobre a possibilidade de transmissão direta entre animais e humanos ou por meio de hospedeiros intermediários. O estudo completo foi publicado na plataforma científica Cell.
Com informações da CNN Brasil.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.