keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Violência em SC: em 10 meses, número de latrocínio supera 2021

De acordo com o CSSPPO, as taxas apresentam estabilidade

polícia militar
Foto: PM/Divulgação

O número de casos de latrocínio (roubo seguido de morte) em 2022 expõe uma realidade violenta em Santa Catarina. Em apenas 10 meses, de janeiro a outubro deste ano, o número já superou os registros contabilizados durante todo o ano de 2021. Dados do CSSPPO (Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial) mostram que foram 19 vítimas do crime até 31 de outubro. Em todo o ano passado, foram 18.

Os dados deste ano também estão acima do registrado nos dez primeiros meses de 2020, quando foram contabilizados 17 casos do crime. Em relação aos últimos anos, 2022 fica abaixo de 2019, quando foram registrados 26 casos no mesmo período.

Três casos somaram-se aos registros entre setembro e outubro deste ano, mesma quantidade entre agosto e setembro. O período que contabilizou o maior número de vítimas foi entre maio e junho, com o acréscimo de quatro vítimas de latrocínio.

Por meio de nota, o CSSPPO afirmou que, em 2022, as taxas de latrocínio apresentam estabilidade, com diferença de apenas um caso em relação a 2021, sendo a terceira menor taxa da série histórica (desde 2008), ficando atrás somente dos anos de 2020 e 2021.

Veja a nota na íntegra:

Santa Catarina tem registrado neste ano, em comparação ao ano passado, queda de 10,7% nas mortes violentas, que envolvem homicídio, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e confronto policial.

Em 2022, as taxas de latrocínio apresentam estabilidade, com diferença de apenas um caso em relação a 2021, sendo a terceira menor taxa da série histórica (desde 2008), ficando atrás somente dos anos de 2020 e 2021.

O Núcleo de Estatística e Análise Criminal do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial, responsável pela compilação da estatística criminal oficial do Estado, informa que SC fechou o ano de 2021 com a menor taxa de latrocínio do país, ficando 64% abaixo da taxa nacional e 31% abaixo da taxa do segundo melhor Estado (PR).

Com isso, frente aos atuais índices de latrocínio, a projeção é de que essa condição em relação às outras Unidades da Federação permaneça para o fechamento do ano de 2022.

O Governo do Estado segue investindo na segurança pública com recursos próprios, o previsto para 2022 é R$ 343 milhões por meio do programa SC Mais Segura.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

Caminhão atropela ciclista em Itajaí

Ciclista foi socorrido em estado grave

Segurança

Jovem de 20 anos é preso com mais de R$ 700 mil em drogas em Itajaí

Polícia localizou 50kg de haxixe em galpão na Barra do Rio

Segurança

VÍDEO: Explosão em posto de gasolina deixa feridos em Porto Alegre

Testemunhas contaram que o fato ocorreu no momento em que um barco parou para abastecer

Segurança

Pessoas doam sangue para ajudar vítimas no RS

Coletas reforçam estoques para apoiar pacientes afetados pelas chuvas

Segurança

SC envia segunda aeronave para resgates no Rio Grande do Sul

Helicóptero de Chapecó une-se ao esforço de resgate após determinação do governador

Mais notícias

Geral

Mais de 15 aeronaves partiram de Porto Belo transportando donativos ao RS

Quatro socorristas voluntários de Balneário Camboriú também embarcaram nesta missão e foram ajudar

Mundo

Veja a lista de produtos mais necessários para envio ao RS

Os pontos de coleta são na Marina Jet Life e no Condomínio Aeronáutico Costa Esmeralda