keyboard_backspace

Página Inicial

Coronavírus

Vigilância Sanitária realiza mais de 2,1 mil inspeções em estabelecimentos neste mês

Além de ações contínuas com estratégias de educação, a Diretoria de Vigilância Sanitária de Santa Catarina (DIVS/SC) realiza, desde o início da pandemia da Covid-19, fiscalizações de atividades que comprometam a defesa da saúde. Entre […]

fiscalizacao 20210312 1572950558 Visor Notícias

Além de ações contínuas com estratégias de educação, a Diretoria de Vigilância Sanitária de Santa Catarina (DIVS/SC) realiza, desde o início da pandemia da Covid-19, fiscalizações de atividades que comprometam a defesa da saúde. Entre 2 e 10 março deste ano, já foram efetuadas 2.158 inspeções para verificar o cumprimento dos protocolos sanitários e adequação aos decretos e portarias vigentes.

Nesse período, foram aplicados 424 autos de intimação e 194 autos de infração, de acordo com o sistema Pharos, que compila os dados das vigilâncias municipais e da estadual. Os autos de intimação são entregues a estabelecimentos que necessitam de adequações, podendo ser realizadas e adaptadas posteriormente.

Já os locais que cometeram irregularidades do ponto de vista legal respondem aos autos de infração. “Esses estabelecimentos responderão a processo administrativo sanitário, o que poderá decorrer em advertência, multa, fechamento total do estabelecimento e até mesmo cassação de alvará”, explica a diretora da Vigilância Sanitária Estadual, Lucélia Kryckyj.

As ações de fiscalização, além de serem desenvolvidas pela DIVS, são realizadas pela Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros Militar, de acordo com a portaria nª 266 da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O texto possibilita esses órgãos agirem na condição de autoridade de saúde em todo o território catarinense.

Além das ações de rotina realizadas por cada órgão, também são desenvolvidas articulações conjuntas. “No momento em ocorre uma inspeção que demanda a força e a presença dos órgãos de segurança, nós realizamos as operações em conjunto. Isso normalmente acontece no momento em que há grandes aglomerações”, afirma Lucélia.

O Governo do Estado disponibiliza alguns canais de atendimento ao cidadão para denúncias:

Vigilância Sanitária – (48) 3251-7960
Polícia Militar – 190, ou por meio do aplicativo PMSC Cidadão
Polícia Civil – 181 ou WhatsApp (48) 98844-0011
Corpo de Bombeiros – 193

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Coronavírus

Marina Silva continua internada para tratamento de Covid-19

Ministra deu entrada no hospital no último sábado

Coronavírus

OMS decreta fim da pandemia de Covid-19

Mundo acumulou 765 milhões de casos da doença e 6,9 milhões de mortes em pouco mais de três anos

Coronavírus

Centro de Testagem para Covid-19 de Itajaí terá horário de atendimento ampliado

A partir de segunda-feira (28), o serviço, que fica ao lado do Laboratório Municipal, irá atender 24 horas por dia

Coronavírus

Casos graves de Covid-19 crescem em todo o país

Ao todo, já foram registrados no país 267.226 casos de SRAG em 2022

Coronavírus

Balneário Camboriú recebe vacinas contra a Covid-19

Frascos de Pfizer recebidos serão destinados às doses de reforço de gestantes, puérperas e adolescentes de 12 a 17 anos de idade

Mais notícias

Geral

Governo do RS anuncia plano de reconstrução após enchentes

Governo ainda anunciou criação de nova secretaria de reconstrução e projeto de Cidades Temporárias

Segurança

Mais de 100 pessoas são presas em meio às enchentes no RS

Crimes cometidos são furtos, saques, posse ilegal de armas e crimes sexuais nos últimos dias