keyboard_backspace

Página Inicial

Coronavírus

Vigilância Sanitária realiza mais de 2,1 mil inspeções em estabelecimentos neste mês

Além de ações contínuas com estratégias de educação, a Diretoria de Vigilância Sanitária de Santa Catarina (DIVS/SC) realiza, desde o início da pandemia da Covid-19, fiscalizações de atividades que comprometam a defesa da saúde. Entre […]

X

Além de ações contínuas com estratégias de educação, a Diretoria de Vigilância Sanitária de Santa Catarina (DIVS/SC) realiza, desde o início da pandemia da Covid-19, fiscalizações de atividades que comprometam a defesa da saúde. Entre 2 e 10 março deste ano, já foram efetuadas 2.158 inspeções para verificar o cumprimento dos protocolos sanitários e adequação aos decretos e portarias vigentes.

Nesse período, foram aplicados 424 autos de intimação e 194 autos de infração, de acordo com o sistema Pharos, que compila os dados das vigilâncias municipais e da estadual. Os autos de intimação são entregues a estabelecimentos que necessitam de adequações, podendo ser realizadas e adaptadas posteriormente.

Já os locais que cometeram irregularidades do ponto de vista legal respondem aos autos de infração. “Esses estabelecimentos responderão a processo administrativo sanitário, o que poderá decorrer em advertência, multa, fechamento total do estabelecimento e até mesmo cassação de alvará”, explica a diretora da Vigilância Sanitária Estadual, Lucélia Kryckyj.

As ações de fiscalização, além de serem desenvolvidas pela DIVS, são realizadas pela Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros Militar, de acordo com a portaria nª 266 da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O texto possibilita esses órgãos agirem na condição de autoridade de saúde em todo o território catarinense.

Além das ações de rotina realizadas por cada órgão, também são desenvolvidas articulações conjuntas. “No momento em ocorre uma inspeção que demanda a força e a presença dos órgãos de segurança, nós realizamos as operações em conjunto. Isso normalmente acontece no momento em que há grandes aglomerações”, afirma Lucélia.

O Governo do Estado disponibiliza alguns canais de atendimento ao cidadão para denúncias:

Vigilância Sanitária – (48) 3251-7960
Polícia Militar – 190, ou por meio do aplicativo PMSC Cidadão
Polícia Civil – 181 ou WhatsApp (48) 98844-0011
Corpo de Bombeiros – 193

Fonte: Visor Notícias

Coronavírus

Santa Catarina ultrapassa um milhão de doses aplicadas contra a Covid-19

As doses aplicadas tiveram como foco os trabalhadores de saúde, idosos de 65 anos ou mais, comunidade quilombola, população indígena e pessoas com deficiência institucionalizadas e idosos em instituições de longa permanência.

Coronavírus

SC receberá mais de R$ 20 milhões para Centros de Atendimento Covid

Os recursos destinados para os 99 municípios serão para as competências financeiras de abril a junho.

Coronavírus

Vacinação contra a Covid-19 pode ser agendada de forma online em São José

No site, o cadastro está liberado para todos, porém agora o QR-Code está sendo enviado via Whatsapp.

Coronavírus

SC confirma 45 novos casos da variante brasileira e dois casos novos casos da variante do Reino Unido

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) reforça que os cuidados de prevenção à Covid-19 devem ser adotados por toda população catarinense para redução da transmissão do coronavírus.

Coronavírus

Santa Catarina ultrapassa 12 mil mortes por coronavírus

Casos de infecção pelo novo coronavírus já foram confirmados em todos os 295 municípios de Santa Catarina.

Mais notícias

Segurança

Ladrão é preso furtando pacotes de sucos em residência de SC

De acordo com a Polícia Militar, a vítima teria informado que ao chegar em casa percebeu que as janelas dos fundos estavam arrombadas e com a tranca estourada

Segurança

Ator Felipe Titto é detido após abordar homem que abandonou cachorro em rodovia no RS

Felipe disse que que ficou alterado por causa da cena que tinha presenciado