As primeiras baleias-francas deste ano foram observadas no litoral de Santa Catarina, marcando o início antecipado da temporada de migração desses mamíferos. Os avistamentos ocorreram na Praia do Rosa, em Imbituba, e na Praia do Sol, em Laguna, nos dias 23 e 24 de maio, respectivamente, com registros em vídeo capturados pela equipe do Projeto ProFRANCA. Este ano, as baleias chegaram mais cedo do que o usual, já que em 2023, os primeiros avistamentos ocorreram somente em junho, embora a temporada oficialmente se estenda de julho a novembro.
Karina Groch, diretora do Projeto ProFRANCA, sediado em Imbituba e patrocinado pela Petrobras, destacou a importância dos registros deste ano. Segundo ela, o ano passado teve uma das maiores concentrações de baleias já registradas na região, com 225 indivíduos observados. O projeto mobiliza uma equipe de 33 profissionais, incluindo biólogos, pesquisadores e estagiários, que monitoram a costa catarinense com o objetivo de estudar o comportamento e a dinâmica populacional desses animais que visitam o litoral brasileiro exclusivamente para reprodução e amamentação.
Além do acompanhamento presencial, o Projeto ProFRANCA mantém uma comunicação constante através de suas plataformas digitais, como Instagram e Facebook, onde atualizam os seguidores sobre os locais de avistamento das baleias. Mais informações, incluindo como as baleias são identificadas e um mapa interativo dos avistamentos, podem ser encontradas no site oficial do projeto, baleiafranca.org.br, apoiado pela Petrobras e pelo Governo Federal através do Programa Petrobras Socioambiental.
Fonte: ProFRANCA
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.