Uma quantidade significativa de peixes mortos foi encontrada nas praias da Enseada e de Itaguaçu, em São Francisco do Sul, Litoral Norte de Santa Catarina, neste fim de semana. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) investiga o episódio, que pode estar relacionado ao descarte não intencional de peixes por embarcações de pesca industrial. Não foram identificadas evidências de acidentes marítimos, derramamento de produtos químicos, ou outras anomalias ambientais nas áreas afetadas.
A SMMA destacou que a hipótese mais provável para o acúmulo de peixes mortos na areia é a captura acidental durante as atividades de pesca industrial. Nesse processo, espécies sem valor comercial são frequentemente devolvidas ao mar após serem capturadas nas redes, onde muitas não sobrevivem devido ao tempo fora d’água. Esse fenômeno, conhecido como “descarte”, resulta na morte dos peixes que, eventualmente, são trazidos à praia pelas marés.
Enquanto a investigação continua, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Alan Vizoto, reforça que as causas exatas ainda estão sendo determinadas e esclarece que as operações mencionadas referem-se exclusivamente à pesca industrial, não afetando a comunidade de pescadores artesanais. A situação atual eleva preocupações ambientais e coloca em discussão práticas sustentáveis no setor pesqueiro.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Carlos Eduardo Schneider
Carlos Eduardo Schneider é jornalista profissional (DRT/RS: 13.697) desde 2008,
tendo atuado em assessorias de imprensa governamentais, de prefeituras, câmaras
de vereadores e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, além de jornal impresso
e rádio do Vale do Taquari/RS. Schneider também é especialista em Comunicação e Marketing Estratégico
desde 2018.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade