Três crianças e um bebê indígenas, desaparecidos há 40 dias após a queda de um avião na Amazônia colombiana, foram encontrados vivos na sexta-feira (9). O anúncio foi feito pelo presidente da Colômbia, Gustavo Petro.
No acidente de avião ocorrido em 1º de maio, a mãe dos menores e outros dois adultos, também passageiros da aeronave, perderam a vida. As crianças de 13, nove e quatro anos, junto com o bebê de 11 meses da etnia uitoto, sobreviveram sozinhos na selva densa e desafiadora de Guaviare.
A operação de busca, batizada de “Operação Esperança”, envolveu tanto as Forças Armadas colombianas quanto indígenas da região. “Uma alegria para todo o país!”, escreveu Petro no Twitter, ao anunciar o resgate bem-sucedido.
Anteriormente, em 17 de maio, o presidente colombiano havia anunciado erroneamente o resgate dos menores. No entanto, a descoberta de corpos de adultos e um abrigo improvisado próximo ao local da queda em 16 de maio, levantaram esperanças de que as crianças pudessem estar vivas.
Em um desenvolvimento intrigante, um cão pastor belga chamado Wilson, que estava ajudando na operação de busca, desapareceu. Posteriormente, pegadas do cão foram encontradas junto com marcas de pés infantis, sugerindo que Wilson poderia ter encontrado as crianças durante esse período.
Os menores, que tinham estado perdidos desde 1º de maio, foram finalmente encontrados na noite de sexta-feira (9), a 3,5 km do local do acidente aéreo. A Força Aérea da Colômbia compartilhou vídeos do resgate, mostrando as crianças recebendo atendimento médico inicial.
Cerca de 100 soldados e indígenas participaram da operação de busca que durou 40 dias. A descoberta de itens como uma mamadeira e frutas parcialmente comidas, junto com o abrigo improvisado, foram pistas cruciais que guiaram a equipe de resgate.
O presidente Petro expressou a emoção nacional ao dizer: “Uma alegria para todo o país! Apareceram com vida as 4 crianças que estavam perdidas há 40 dias na floresta colombiana”.
O resgate das crianças do local de selva densa foi desafiador, exigindo que os militares enfrentassem a chuva e a escuridão da noite. As crianças foram retiradas uma a uma da floresta com a ajuda de cordas.
Por fim, as crianças resgatadas foram levadas para um aeroporto próximo, onde um avião adaptado como ambulância estava pronto, com médicos aguardando para prestar assistência adicional.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade