O ano de 2024 teve um começo surpreendente para os moradores de uma residência no bairro Estrada das Areias, em Indaial. Na manhã de segunda-feira (1º), uma cobra de aproximadamente 3 metros de comprimento apareceu no portão da casa, intrigando pela sua dimensão e origem exótica. Originária da Ásia, a cobra, conhecida como píton-birmanesa, é uma das maiores espécies do mundo.
Os bombeiros voluntários da cidade foram chamados para realizar o resgate do réptil. O comandante Evandro Vinotti explicou que ainda não se sabe a procedência exata da cobra, mas suspeita-se que ela possa ter escapado de algum cativeiro próximo ao local onde foi encontrada, devido ao fato de não ser uma espécie nativa do Brasil.
O biólogo e herpetólogo Alex Giordano Bergmann confirmou a hipótese dos socorristas, sugerindo que a píton provavelmente tenha sido solta por alguém que a mantinha como animal de estimação, mas que percebeu que ela estava ficando grande demais. Outra possibilidade é que a cobra tenha sido transportada para lá sem ser notada, como em um caminhão, por exemplo.
Por não ser nativa do Brasil, soltá-la na natureza pode ser prejudicial, já que seu tamanho e hábitos alimentares podem causar danos à fauna local, alertou Alex. Ele ressaltou que animais mantidos como “pets” e que escapam, se começarem a se reproduzir na natureza, podem causar sérios desequilíbrios no ecossistema.
O Instituto Butantan informa que a píton-birmanesa (Python bivittatus) é uma espécie não venenosa do sudeste asiático, podendo atingir até sete metros de comprimento. Considerada uma das maiores cobras do mundo, ao lado da sucuri brasileira e da píton-reticulada asiática, sua presença em outros ambientes pode ter impactos significativos.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade