Uma baleia-franca foi encontrada morta e à deriva na região do Cabo de Santa Marta, em Laguna, Santa Catarina, segundo relatos de pescadores artesanais. O incidente, registrado na tarde desta segunda-feira (09), acionou o Projeto ProFRANCA, sediado em Imbituba, que coordena esforços para entender as circunstâncias da morte. Karina Grock, diretora do projeto, descreveu o animal como um adulto de aproximadamente 12 metros de comprimento, cuja pele já apresentava sinais de descamação devido à exposição prolongada ao sol.
Em resposta ao incidente, foi ativado o Protocolo de Encalhes e Emalhes da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, envolvendo várias entidades como APABF, Instituto Australis, Associação R3 Animal, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski da UNESC, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos e Polícia Militar Ambiental. Essas organizações colaboram no atendimento de ocorrências de fauna marinha na área, com foco em ações de conservação e pesquisa.
O ProFRANCA, parte do Instituto Australis e patrocinado pela Petrobras e pelo Governo Federal através do Programa Petrobras Socioambiental, agradeceu as contribuições de João Baiuka, um conhecido colaborador regional, pelas imagens e informações fornecidas que são vitais para o acompanhamento e estudos das baleias na região. A investigação sobre a causa da morte da baleia ainda está em andamento, e os resultados ajudarão a proteger melhor esses mamíferos marinhos na costa brasileira.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Carlos Eduardo Schneider
Carlos Eduardo Schneider é jornalista profissional (DRT/RS: 13.697) desde 2008,
tendo atuado em assessorias de imprensa governamentais, de prefeituras, câmaras
de vereadores e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, além de jornal impresso
e rádio do Vale do Taquari/RS. Schneider também é especialista em Comunicação e Marketing Estratégico
desde 2018.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, decretou luto oficial de três dias no estado em homenagem ao papa Francisco, que morreu nesta segunda-feira (21)
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade