Um gato-maracajá (Leopardus wiedii), espécie ameaçada de extinção, foi resgatado em um galpão em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina. O felino, que havia se perdido e capturado um pássaro dentro da estrutura, foi solto novamente em uma área de mata segura. O biólogo Christian Raboch Lempek, da Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente (Fujama), registrou o resgate em suas redes sociais no último domingo (21), destacando a raridade do evento, já que apenas seis gatos-maracajá foram resgatados pela equipe nos últimos oito anos.
Christian explicou que o gato-maracajá é maior que um gato doméstico comum, é noturno e possui uma longa cauda, que é tão comprida quanto seu corpo, ajudando-o a equilibrar-se nas árvores. O animal foi imediatamente liberado em um local afastado de residências para evitar qualquer risco de novos incidentes, como a entrada em galinheiros ou outras áreas habitadas.
Para ocorrências envolvendo animais silvestres, a Fujama em Jaraguá do Sul disponibiliza a Ouvidoria da Prefeitura para contatos, através do número 0800-6420156, ou diretamente pelo telefone da fundação, (47) 3273-8008, operando das 7h30min às 17h. Fora deste horário e nos finais de semana, os Bombeiros Voluntários devem ser acionados pelo número 193. Em outras cidades, a recomendação é contatar os bombeiros locais ou a Polícia Ambiental para o resgate seguro de animais silvestres.
Fonte: NSC
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.