keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Vício em celular faz jovem desenvolver síndrome da cabeça caída

Má postura com uso por anos do celular fez jovem perder força no pescoço;

cabeça caida
Foto: Reprodução/ JOS Case Reports/X

Um jovem japonês de 25 anos foi diagnosticado com a síndrome da cabeça caída, condição rara normalmente associada a doenças neuromusculares, mas que, neste caso, foi provocada por anos de má postura ao usar o celular. O relato foi publicado na revista científica JOS Case Reports.

De acordo com os médicos, o paciente passou anos curvado com o pescoço inclinado para frente, jogando no celular, o que causou deformações severas na coluna cervical. O quadro avançou a ponto de ele não conseguir mais erguer a cabeça, além de apresentar dores intensas no pescoço, dificuldade para engolir e perda de peso.

Exames mostraram protuberâncias no pescoço, além de tecido cicatricial e vértebras danificadas na espinha cervical. O histórico do paciente incluiu isolamento social desde a adolescência, desencadeado por bullying. Desde então, ele abandonou os estudos e se manteve recluso e sedentário, com longos períodos curvado sobre o celular.

O tratamento inicial, com o uso de colares cervicais, não apresentou resultados satisfatórios, causando dormência e desconforto. A equipe médica optou então por uma cirurgia, que envolveu a remoção de vértebras danificadas e a implantação de hastes e parafusos metálicos. Seis meses após a operação, o jovem recuperou a capacidade de sustentar a cabeça. Um ano depois, os sintomas não retornaram.

Os médicos classificaram o caso como um alerta sobre os efeitos físicos do uso excessivo de dispositivos móveis, especialmente entre jovens. “A associação entre sedentarismo digital e quadros musculoesqueléticos tende a aumentar”, escreveram os autores do estudo, ao defenderem medidas preventivas e atenção médica precoce para hábitos posturais prejudiciais.

A síndrome da cabeça caída é caracterizada pelo enfraquecimento dos músculos cervicais e, embora geralmente ligada a doenças degenerativas como a esclerose lateral amiotrófica (ELA), o caso mostra que fatores posturais extremos também podem ser gatilhos para a condição.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Fort Atacadista e farmácias SempreFort realizam Festival de Fraldas em todas as lojas de Santa Catarina

Promoção vai até o próximo domingo, 18 de maio, e inclui fraldas, lenços umedecidos, papinhas, fórmulas e outros itens de cuidados com bebês, com descontos em todas as unidades no estado

Geral

Coleta de resíduos é suspensa no Mercado Público de Florianópolis

Embargo suspende coleta de resíduos e afeta rotina de peixarias em Florianópolis durante a safra da tainha

Geral

Pesca da tainha em Porto Belo é autorizada em áreas da União

Município entregou termos de uso a patrões de ranchos na Praia do Perequê após acordo com o Governo Federal

Geral

Mulher pede na Justiça divisão pela guarda e auxílio nos custos de bebê reborn

No processo, mulher pede também direito à administração de um perfil no Instagram dedicado à “filha”

Geral

Maior chance de ficar rico? Três signos que vão encher o bolso em maio

Trígono entre Vênus e Marte impulsiona a sorte financeira de três signos em maio; veja se o seu está na lista

Mais notícias