keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Vereador propõe criação de “praia pet” em Itajaí

Apesar da sugestão, caso o projeto seja aprovado, ficará a cargo do Município escolher um ou mais locais nas praias itajaienses onde a permanência de pets seja permitida

b07d2659 db73 4cb4 9975 ac79ff2613ea Visor Notícias
Divulgação

Tramita na Câmara de Vereadores de Itajaí um projeto de lei que dispõe sobre a circulação e permanência de cães, gatos e outros animais de estimação de pequeno porte em praias delimitadas para este fim na cidade. A iniciativa ousada foi apelidada de “praia pet” pelo proponente da matéria, vereador Thiago Morastoni (MDB).

O projeto tem como objetivo regulamentar uma prática que já existe de forma esporádica, que é a de proprietários de pequenos animais os levarem para passeios na areia da praia e até banhos de mar. Como manter cachorros, gatos e outros pets na areia é proibido, o texto sugere que o Executivo delimite um espaço onde isso seria legal.

“Nós inclusive sugerimos o local no projeto, uma vez que Itajaí já tem a popular Praia do Cachorro, onde há uma maior circulação de cães. Esse local poderia ser adaptado com bebedouros apropriados e outros equipamentos para receber os bichinhos”, explica Thiago Morastoni.

Apesar da sugestão, caso o projeto seja aprovado, ficará a cargo do Município escolher um ou mais locais nas praias itajaienses onde a permanência de pets seja permitida. O texto está na Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final e deve ser votado ainda neste ano.

Apesar de a proposta não agradar a todos, o vereador está confiante de que seja aprovada. “Itajaí sempre esteve na vanguarda da causa animal, desde a criação de uma praça para pets até a liberação total de animais nos eventos organizados pelo Município entre eles Marejada, Festa do Peixe e Festa do Colono”.

A delimitação de um espaço liberado para animais de estimação é justamente para que não haja conflito entre quem concorda e quem discorda com a permanência de pets nas praias. No entanto, quem não tem animais de estimação, mas simpatiza com eles, poderá fazer uso da “praia pet” normalmente.

Detalhes do projeto

A matéria contempla, claro, algumas obrigações que devem ser cumpridas pelos donos dos animais de estimação para que eles possam ocupar a faixa de areia. Uma delas é o recolhimento de dejetos dos bichinhos e garantia da segurança dos demais visitantes com uso de guias e focinheiras, conforme previsto em legislação federal e estadual. Podendo o proprietário ser penalizado com multa em caso de descumprimento.

O dono também deve portar documento que ateste a vacinação do animal de estimação em dia. Na proposta são considerados animais de estimação de pequeno porte todas as raças de cães e gatos, pequenos mamíferos, aves, roedores e répteis considerados animais de companhia.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Política

Projetos de lei sobre bebês reborn avançam no Congresso Nacional

Propostas vão de multas por uso indevido a programas de saúde mental e criação do Dia da Cegonha Reborn

Política

Contrato de R$ 22,5 milhões para pavimentação em Itapema é alvo de fiscalização

André de Oliveira apontou falhas na execução dos serviços

Política

Eduardo Leite é lançado pré-candidato à Presidência pelo PSD

Governador do RS se filia ao PSD e é anunciado como pré-candidato ao Planalto em 2026; Saída do PSDB ocorre após 24 anos de trajetória no partido

Política

INSS notificará vítimas de descontos indevidos a partir da próxima terça-feira

Mais de 9 milhões de beneficiários devem confirmar se autorizaram os débitos; devolução dos valores ainda não tem data definida

Política

Câmara aprova urgência para ampliar número de deputados

Projeto prevê criação de 18 novas cadeiras na Câmara, sem impacto orçamentário, segundo o relator; votação pode ocorrer a qualquer momento

Mais notícias

Mundo

Rússia lança maior ataque com drones da guerra contra Ucrânia

Bombardeio matou ao menos uma mulher e antecede proposta de cessar-fogo discutida por Trump e Putin

Geral

População de SC recebe alerta simultâneo no celular no maior simulado de desastres do país

Às 9h15, um marco histórico foi registrado: o envio do primeiro Cell Broadcast em nível estadual