Leonardo Piruka (31 anos), bacharel em Direito e estudante de Administração Pública, vereador em segundo mandato. Esse nome provoca muita polêmica no meio político de Balneário Camboriú, sua terra natal.
Nascido em berço de família simples, pai advogado, respeitado no meio jurídico, mãe também advogada, religiosa, dedicada às ações sociais, e uma irmã igualmente graduada em Direito, Piruka é um jovem ativo, agitado, inteligente e organizado. Nas horas de folga prefere estar ao lado da noiva Jaiane, uma jovem empreendedora e do enteado um menino com quem normalmente se expõe nas redes sociais, expressando seu amor e carinho, como verdadeiro filho. Em sua curta trajetória no meio político e social, iniciada aos 14 anos, orgulha-se do sucesso alcançado e deseja prosseguir a caminhada para concretizar seu sonho atual: ser prefeito de Balneário Camboriú.
Em seu gabinete na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, Leonardo Piruka falou ao Blog do Pepa a respeito de sua vida, conquistas e projetos.
Recordou da primeira eleição, aos 14 anos, quando foi eleito membro do Conselho Deliberativo do Colégio Estadual João Goulart. No ano seguinte foi eleito presidente do Grêmio Estudantil da mesma escola. Na Univali, foi eleito em duas oportunidades presidente do Centro Acadêmico de Direito. Faz questão de frisar que foi responsável pela ação que obrigou a mais famosa casa de espetáculos da época, a Maria’s, a “se adequar” à Lei da Meia Entrada.
Aos 20 anos, levado pelo incentivo dos amigos, aceitou o desafio e candidatou-se a vereador. Era o ano de 2008. Obteve 603 votos, votação considerada relativamente boa. Decidiu voltar em 2012, então com 24 anos, e elegeu-se como o vereador mais jovem da história de Balneário Camboriú. Em 2016, foi o vereador mais votado, com 1.900 votos e a diferença de 20% dos votos em relação ao segundo colocado.
Nesse mesmo ano fundou o Instituto Piruka, que percorre a cidade para realizar obras sociais. Desde corte de cabelo, orientação jurídica, tratamento odontológico e tudo mais. Sem custo algum.
A falta de um representante de Balneário Camboriú e região na Câmara Federal, fez com que aceitasse o desafio. E mesmo sem incentivo financeiro, mesma situação dos pleitos anteriores, meteu a cara e nas eleições de 2018, para Deputado Federal, levou dez mil votos. “ Me orgulho porque foram votos conquistados, votos sinceros “.
“Colocar Balneário Camboriú nos trilhos “
A discussão no momento atual sobre a sucessão municipal e a volta ao passado entre Pavan e Piriquito ou a permanência do Novas Ideias é um fato que preocupa o vereador Piruka.
“O Pavan colocou o nome de Balneário Camboriú no mapa político; Spernau fez escolas, investiu na Educação; Piriquito reurbanizou as avenidas; o Novas Ideias não disse para o que veio. Temos que pensar no futuro e não podemos aceitar que o orçamento da Cultura seja cortado ao meio; não podemos admitir a marginalização da avenida Atlântica, precisamos trabalhar o para acabar com a falta de segurança no geral, as mortes voltaram a ocorrer em nossa cidade, enquanto isso o prefeito desativa as bases da Guarda Municipal e anuncia que é a cidade mais segura do país ou do Sul, a iluminação está péssima, a Cosip arrecada milhões, mas a escuridão predomina, o caso das pontes das marginais ninguém resolve, o PA do bairro das Nações foi inaugurado há 4 anos e até hoje permanece de portas fechadas, de mobilidade até agora somente blá-blá-blá “comenta Piruka.
O vereador finaliza ressaltando que Balneário Camboriú hoje precisa de um choque de gestão e que pretende colocar a cidade nos trilhos.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.