Alerta laranja foi emitido após ventania e tempestade de areia afetarem o norte do país; veja o vídeo
Uma tempestade com ventos de até 150 km/h atingiu o norte da China nesta semana, provocando cenas de destruição e obrigando o governo a emitir o mais grave alerta em uma década: o nível laranja. O fenômeno, associado à passagem de um furacão, gerou tempestades de areia que reduziram drasticamente a visibilidade em cidades como Pequim, além de causar o fechamento da Cidade Proibida e a paralisação do transporte público.
Entre as medidas emergenciais, autoridades chinesas recomendaram que pessoas com menos de 50 kg evitassem sair de casa, devido ao risco de serem arrastadas pelas rajadas. A ventania derrubou motocicletas, arrancou placas de trânsito e telhados de metal, provocando o cancelamento de voos e a suspensão de operações ferroviárias.
A Mongólia Interior foi a região mais afetada, onde os ventos ciclônicos causaram interrupções em serviços não essenciais. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram a força dos ventos e os danos causados em áreas urbanas, evidenciando a gravidade do fenômeno climático que levou o país a adotar medidas extremas de precaução.
Fonte: ND+
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.