Clonagem de aplicativo de mensagens, falsas vendas e falso atendente lideram as fraudes, segundo a Febraban
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou os 10 golpes mais aplicados contra clientes bancários em 2024. O levantamento aponta o golpe do WhatsApp, com 153 mil reclamações, como o mais comum do ano. Em seguida aparecem falsas vendas, com 150 mil registros, e o golpe da falsa central bancária, com 105 mil. As fraudes digitais lideram a lista, refletindo o avanço dos crimes no ambiente virtual.
Outros golpes recorrentes são o phishing (33 mil reclamações), falsos investimentos (31 mil), troca de cartão (19 mil), envio de boletos falsos (13 mil), devolução de empréstimo (8 mil), “mão fantasma” (5 mil) e falso motoboy (5 mil). A Febraban alerta que os criminosos usam sites falsos, perfis em redes sociais e atendimentos simulados para enganar vítimas e obter dados sensíveis, como senhas e códigos de verificação.
Para se proteger, a entidade recomenda verificar a autenticidade de contatos, não fornecer dados por telefone ou mensagens, evitar clicar em links desconhecidos e desconfiar de promoções muito vantajosas. No caso do golpe do WhatsApp, por exemplo, é fundamental ativar a verificação em duas etapas. Já no golpe da falsa central, a orientação é desligar e entrar em contato com o banco por canais oficiais antes de seguir qualquer instrução.
Fonte: Agência Brasil
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.