Dados do IBGE revelam preferências dos brasileiros em 2023 e apontam queda no número total de nascimentos e uniões
Dados divulgados pelo IBGE revelam que março foi o mês com mais nascimentos no Brasil em 2023, totalizando 233,4 mil registros. No mesmo ano, o país registrou o menor número de nascimentos desde 1976: 2,52 milhões. O levantamento, baseado em informações de cartórios e do Ministério da Saúde, mostra que os primeiros seis meses do ano concentram a maioria dos nascimentos.
Em relação aos casamentos, dezembro foi o mês preferido pelos brasileiros para oficializar a união, com 108,5 mil cerimônias, o que representa 12% do total anual. No acumulado de 2023, o país teve 940,8 mil casamentos — uma queda de 3% em comparação com 2022. A pesquisa não inclui uniões estáveis.
Rondônia lidera o ranking de nupcialidade, com taxa de 9,1 casamentos a cada mil habitantes com 15 anos ou mais. A média nacional é de 5,6. Na outra ponta, o Piauí apresentou a menor taxa, com 3,7. Santa Catarina ficou alinhada à média do país, enquanto o Rio Grande do Sul registrou 3,9.
Fonte: Agência Brasil
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.