Valentine’s Day: por que no Brasil o Dia dos Namorados é comemorado em junho?
O "dia mais romântico do mundo" é comemorado em 14 de fevereiro. Contudo, desde 1948, essa data no Brasil é reconhecida somente em junho. Conheça a história:
Hoje, 14 de fevereiro, é amplamente reconhecido como “o dia mais romântico do mundo”, celebrando o amor e carinho entre casais. Mundialmente conhecido como Valentine’s Day ou Dia de São Valentim, essa data é, no Brasil, associada ao Dia dos Namorados. Contudo, curiosamente, o país não comemora essa efeméride hoje, mas sim em 12 de junho, uma peculiaridade que surgiu em 1948.
A escolha do dia 12 de junho não está vinculada apenas à coincidência com a véspera do Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. A verdadeira razão é comercial, originada na mente criativa do publicitário João Doria, pai do empresário, jornalista e ex-governador de São Paulo, João Doria Jr.
Na época, João Doria, à frente da agência Standart Propaganda, foi contratado pela loja Exposição Clipper com o objetivo de impulsionar as vendas em junho, um mês historicamente fraco para o comércio. Inspirado pelo êxito do Dia das Mães, Doria propôs uma nova data para a troca de presentes: o Dia dos Namorados. A escolha de junho se deu pelo desaquecimento das vendas nesse período, e o dia 12, por sua vez, estava estrategicamente próximo à celebração de Santo Antônio.
Assim, João Doria uniu o útil ao agradável, criando a primeira propaganda que instituiria o Dia dos Namorados no Brasil. “Não é só com beijos que se prova o amor!” e “Não se esqueçam: amor com amor se paga” eram alguns dos slogans marcantes da campanha. A Associação Paulista de Propaganda reconheceu a inovação, premiando a propaganda como a melhor do ano na época.
O impacto foi imediato. O Dia dos Namorados começou a ganhar popularidade no Brasil no ano seguinte, espalhando-se por diversas regiões até se tornar uma celebração nacional. Atualmente, essa data romântica ocupa o terceiro lugar no ranking das melhores datas para o comércio no país, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. Uma história que começou como uma estratégia comercial se transformou em uma tradição querida, reforçando a importância do amor e do carinho nas relações.
Valentine’s Day
O Valentine’s Day, conhecido como Dia de São Valentim, é uma celebração enraizada nos Estados Unidos e na Europa, com uma história que remonta ao século 5.
Uma narrativa proeminente atribui a origem dessa data a São Valentim, um padre em Roma no século 3. O imperador Claudio 2º proibiu casamentos nesse período, acreditando que homens casados se tornavam soldados menos eficientes. Valentim desafiou essa proibição, argumentando que o casamento era parte do plano divino e essencial para dar significado ao mundo. Ignorando a lei, ele organizou casamentos em segredo. Quando descoberto, foi preso e condenado à morte em 270 d.C.
Enquanto estava na prisão, Valentim se apaixonou pela filha de um carcereiro. No dia de sua execução, enviou uma carta de amor assinada como “do seu Valentim,” dando origem à prática moderna de enviar cartões no dia 14 de fevereiro.
A efetiva comemoração do Dia de São Valentim ocorreu dois séculos depois, quando o papa Gelásio o instituiu como símbolo dos namorados. A festividade foi integrada à tradição cristã ao transformar um antigo festival romano de três dias chamado Lupercalia em uma celebração cristã.
O Lupercalia, originalmente um evento pagão em meados de fevereiro que celebrava a fertilidade e marcava o início oficial da primavera, foi adaptado pela Igreja. A festa pagã deu lugar à celebração cristã do Dia de São Valentim.
Embora outras figuras históricas tenham disputado o título de São Valentim associado a essa data, como um bispo próximo a Roma e um mártir do norte da África, o padre de Roma se tornou o mais conhecido entre os padroeiros dos namorados, devido à falta de informações detalhadas sobre as outras figuras.
Assim, o Dia de São Valentim se estabeleceu como uma tradição que transcendeu séculos, unindo elementos de resistência, romance e adaptação cultural ao longo do tempo.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Época
Sobre o autor:
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade