Outras cinco áreas do estado estão próximas do limite; casos respiratórios aumentam pressão sobre os hospitais
Santa Catarina enfrenta alta ocupação nos leitos de UTI destinados a adultos, especialmente por conta do aumento de casos de doenças respiratórias. De acordo com o painel do Cieges-SC, atualizado na noite desta terça-feira (13), as regiões do Vale do Itajaí e da Foz do Rio Itajaí estão com 100% dos leitos ocupados. Outras cinco regiões também se aproximam da lotação máxima, incluindo Planalto Norte, Grande Oeste e Grande Florianópolis.
O estado registra 92,2% de ocupação geral, considerando UTIs adultas, pediátricas e neonatais. A situação é crítica principalmente no Planalto Norte e Nordeste, com 98,6% de ocupação, e no Grande Oeste, com 98%. A Grande Florianópolis opera com 93,8% dos leitos ocupados. No caso das UTIs neonatais, o Oeste já está com 100% de ocupação, enquanto outras regiões beiram esse índice.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde afirmou que Santa Catarina foi o estado que mais ampliou leitos de UTI no SUS nos últimos anos, com 264 novas vagas abertas desde 2023. A pasta também destacou que o sistema estadual funciona em rede e que a vacinação contra a gripe está disponível para toda a população, sendo essencial para reduzir internações por doenças respiratórias.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.