Vai viajar para Araranguá? Confira cinco pontos turísticos para não deixar de fora do seu roteiro!
Fonte: Divulgação
Pense em um cenário composto pelo encontro de um rio com o mar, cercado por dunas de areia e protegido por um paredão rochoso que alcança 50 metros de altura. A descrição é do Morro dos Conventos, localidade onde ficam os principais cartões-postais e pontos turísticos de Araranguá, no Sul de Santa Catarina.
É lá que está a principal praia da cidade e a falésia (paredão rochoso), ambos com o mesmo nome. Nesta localidade, quando ela ainda pertencia à Laguna, foi aberta no ano de 1728 a primeira rota oficial de passagem dos tropeiros que levavam gado e mercadorias do Rio Grande do Sul a São Paulo.
Por causa do trânsito das tropas pela região, foram sendo criados pontos de paragem, comércio de suprimentos, hospedagens, entre outras estruturas. Nascia assim um povoado.
Soma-se à contribuição dos tropeiros na formação e na cultura do que seria Araranguá os açorianos que chegaram no atual município a partir de 1748. Após a chegada deles, ainda vieram imigrantes alemães e italianos durante o século 19.
Antes de todos esses, os indígenas já habitavam a região e africanos escravizados também marcam a história do município, inclusive na construção do caminho tropeiro.
Com uma natureza muito privilegiada, a cidade ganha destaque no litoral catarinense pela diversidade de belezas. Além de três praias, o município conta com um extenso rio, lagoas, dunas e falésia. Há muito o que conhecer e fazer em Araranguá.
Venha com a gente para descobrir os principais pontos turísticos de Araranguá.
1. Falésia Morro dos Conventos
Fonte: Abav
Cartão-postal e um dos principais pontos turísticos de Araranguá, não se pode deixar de conhecer a falésia Morro dos Conventos em uma visita pela cidade.
Localizado entre o mar, o Rio Araranguá e as dunas de areia, o paredão rochoso, que alcança 50 metros de altura, é obra da erosão marítima.
Na parte superior da falésia, há um farol da Marinha, construído na década de 1950, e um mirante. Antes de chegar no topo, os mais aventureiros encontram uma pista para voo de parapente.
Há, por sua vez, quem prefira descer o paredão em rapel – prática comum no local. Outra opção é chegar lá embaixo por meio de uma trilha e sair direto nas dunas de areia.
A visão de cima da falésia do Morro dos Conventos é deslumbrante. Além das enormes dunas logo abaixo, a vista alcança no horizonte tanto o Rio Araranguá quanto o mar. De julho a novembro, dependendo das condições climáticas, o alto do morro vira ponto de observação das baleias francas que visitam a região.
Chegar lá em cima é simples. O percurso é pela Rua Criciúma, todo asfaltado e com sinalização. É possível subir a pé, de veículo ou bicicleta.
Na parte de baixo do morro estão as dunas, que podem chegar a 40 metros de altura. Além de lindo, o local é muito procurado por quem quer praticar ou experimentar o sandboard, uma espécie de surfe na areia. Um bar local aluga pranchas, além de fazer condução de trilhas e atividades de educação ambiental.
Também aos pés da falésia do Morro dos Conventos há mais duas trilhas. Uma delas passa, inclusive, por uma gruta, que é aberta à visitação. Até é possível ir sozinho, mas a recomendação é sempre estar acompanhado por alguém que conheça o local.
2. Balneário Morro dos Conventos
Fonte: Divulgação
Localizada a dez quilômetros de distância do Centro de Araranguá, o balneário fica a 2,5 quilômetros da falésia. Sua orla extensa de cerca de 15 quilômetros é cercada por uma grande faixa de areia. Ideal para caminhar, praticar esportes e curtir com a família e amigos.
O mar por lá costuma ser agitado e requer atenção. Na alta temporada, o local se torna mais movimentado, mas em outros períodos do ano tende a ser tranquilo em relação ao número de pessoas. O visitante encontra na praia algumas opções de aluguel de cadeiras e guarda-sol.
No verão, a prefeitura também organiza uma arena esportiva com equipamentos para a população e visitantes. Ao redor do balneário há alguns restaurantes e hospedagens, incluindo um hotel, pousadas e casas para aluguel.
3. Rio Araranguá
Fonte: Prefeitura de Araranguá
Este é outro ponto turístico e patrimônio natural de Araranguá que não se pode deixar de conhecer. Além de contemplar o lindo visual é também possível andar de caiaque, canoa e se banhar nele.
O Rio Araranguá nasce com esse nome da junção do Rio Mãe Luzia e do Rio Itoupava. Ele atravessa toda a cidade percorrendo cerca de 38 quilômetros até se encontrar com o mar, em Balneário Ilhas.
Até chegar lá, corre um trecho em paralelo ao mar e cercado por dunas em seu lado direito. Ao longo de seu percurso, ele varia suas cores entre um azul turquesa e um verde esmeralda. Um fenômeno que só acontece com mais um curso d’água no mundo inteiro: o Rio Nilo.
É na Barra do Rio Araranguá, em Balneário Ilhas, onde finalmente se une ao mar. É ali também que a comunidade local pratica pesca artesanal. Outro ponto turístico de contemplação do rio é a ponte suspensa que passa por cima dele. Essa está localizada no bairro Barranca, a cerca de dois quilômetros do Centro da cidade.
4. Balneário Ilhas
Fonte: Aventurando a Dois
Balneário Ilhas é uma localidade às margens do Rio Araranguá. Sua comunidade é formada por pescadores e artesãos com forte ligação a raízes açorianas. Para chegar até lá é necessário atravessar o rio de balsa. O balneário fica a cerca de dez quilômetros do Morro dos Conventos.
O turismo nessa área está em fase de estruturação para oferecer mais opções de lazer aos visitantes, especialmente na temporada de verão. Quem visita Balneário Ilhas pode ter como garantia um recanto de sossego para curtir a natureza de perto.
A vista desse ponto de Araranguá ainda ganha cores coloridas dos barcos de pescadores que vivem no rio. O Rio Araranguá é o grande atrativo do local. Por ele, é possível andar de canoa e caiaque. Em uma parte mais rasa, conhecida como Prainha, até dá para tomar banho.
Uma pequena faixa de areia de rio serve como espaço para as pessoas instalarem cadeiras e guarda-sóis. Em Balneário Ilhas ainda não há opções de hospedagem. Os visitantes costumam ficar em outras regiões da cidade e passar o dia por lá. Já em relação a restaurantes, os turistas encontram dois. Um deles é de frente para o rio.
5. Lagoas de Araranguá
Fonte: Divulgação
Além do rio e do mar, Araranguá também oferece lagoas aos turistas. Ao todo são seis, em diferentes regiões da cidade. A principal delas é a Lagoa da Serra, localizada entre a cinco quilômetros de Balneário Morro dos Conventos e a menos de dez quilômetros do Centro da cidade.
Com água azul e diversidade de peixes e aves, na Lagoa da Serra os visitantes costumam se banhar, andar de caiaque e pescar. Até competição de natação ocorre por lá. Ao seu redor, um gramado serve como área de piquenique e um restaurante próximo pode ser parada para o almoço.
Onde fica Araranguá?
Araranguá é uma cidade do litoral Sul de Santa Catarina. Distante 218 quilômetros de Florianópolis, faz divisa com vários outros municípios, entre eles Balneário Arroio do Sul, Criciúma, Balneário Rincão e Içara.
Como chegar em Araranguá?
De Florianópolis a Araranguá, de carro, o acesso é pela BR-101, em um trajeto de cerca de 2h45 com pedágios pelo caminho. Outra opção é via linhas de ônibus de viagem, que saem da Capital e de outras regiões do Estado até a cidade.
Araranguá não possui aeroporto. O mais próximo é o Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, de Jaguaruna, a 64 quilômetros de distância. Outra opção é o Aeroporto Internacional de Florianópolis Hercílio Luz, a 218 quilômetros.
Qual a melhor época para ir a Araranguá?
A melhor época do ano para visitar Araranguá é no verão. Além do clima propício para tomar banho de mar e aproveitar as lagoas e o rio, a cidade também prepara eventos, atividades na beira da praia e shows na alta temporada.
Onde se hospedar em Araranguá?
Araranguá tem disponível entre 300 e 400 leitos de hospedagem. A cidade dispõe de hotéis na área central, um hotel próximo à falésia Morro dos Conventos, além de pousadas, chalés e imóveis que podem ser alugados por aplicativo.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade