A previsão do tempo para o fim de semana em Santa Catarina descarta a possibilidade de neve, apesar das temperaturas baixas previstas. A Epagri/Ciram confirmou que não existem condições climáticas adequadas para a formação de neve, apontando a falta de umidade combinada com temperaturas extremamente baixas como principal fator. Contudo, a Defesa Civil do estado continua monitorando o cenário devido ao alerta de frio intenso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que inclui várias regiões catarinenses e também partes do Rio Grande do Sul.
Segundo o Inmet, uma massa de ar polar que avança pela Argentina deverá derrubar as temperaturas, especialmente entre a noite de sexta-feira e a manhã de sábado. Esta condição atmosférica trará chuvas e possivelmente geada, principalmente nas áreas mais altas da Serra Catarinense. Enquanto isso, em Santa Catarina, uma frente fria avança no sábado, elevando o risco de alagamentos e enxurradas em regiões como o Litoral Sul e o Oeste do estado.
Embora a possibilidade de neve para este inverno ainda não esteja totalmente descartada, as previsões apontam que os principais episódios de frio serão de curta duração, intercalados por períodos mais quentes, conhecidos como ‘veranicos’. A Defesa Civil alerta para um fim de semana de chuva moderada a intensa e temperaturas que não devem ultrapassar os 15°C nas regiões mais frias, com mínimas chegando a 4°C na Serra. A frente fria deverá se mover para o Norte no domingo, mantendo o clima chuvoso e frio em quase todo o estado.
Fonte: NSC
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.