keyboard_backspace

Página Inicial

Coronavírus

Vacinação em SC: Estado distribui 214 mil doses da vacina contra a Covid-19 para segunda dose

Todos os 295 municípios catarinenses serão contemplados com esta remessa

vacinas oxford astrazeneca 20210125 1236573770 Visor Notícias

O Estado distribui nesta segunda e terça-feira, 12 e 13 de julho, 214.500 doses da AstraZeneca/Fiocruz às 17 centrais regionais estaduais para aplicação da segunda dose (D2). As vacinas começaram a ser encaminhadas no início da tarde desta segunda. A previsão é que a distribuição seja encerrada na tarde de terça. Todos os 295 municípios catarinenses serão contemplados com esta remessa.

“É muito importante que as pessoas retornem para receber a segunda dose. Isso aumenta a proteção e garante a total eficácia. A vacina independente da marca salva vidas. A retomada das atividades depende da população vacinada”, ressalta o governador Carlos Moisés.

“O Estado tem feito sua parte. Tivemos recorde de vacinação em junho e queremos ampliar a aplicação da D2 em julho. Projetamos cerca de 600 mil doses neste mês”, afirmou o secretário de estado da Saúde André Motta Ribeiro.

Na segunda, 12, a central da Grande Florianópolis recebe as doses. Na terça, 13, pela manhã, começa a distribuição das doses para as centrais de Tubarão, Criciúma, Araranguá, Blumenau, Jaraguá do Sul, Joinville e Itajaí, via terrestre. As vacinas das centrais de São Miguel do Oeste, Chapecó, Xanxerê, Concórdia, Joaçaba, Videira, Mafra, Rio do Sul e Lages serão transportadas pelo avião do Corpo de Bombeiros Militar.

As doses serão utilizadas para aplicação da D2 nas pessoas acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, da educação e das forças de segurança e salvamento que receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca/Fiocruz, em um período de 10 a 12 semanas (70 a 84 dias), encaminhadas aos municípios na remessa distribuída nos dias 29 e 30 de abril, conforme Nota Técnica 15.

Antecipação da segunda dose da AstraZeneca

Para organizar o processo de vacinação, evitar atrasos na aplicação da segunda dose e ampliar o número de pessoas com esquema completo da vacina AstraZeneca/Fiocruz, desde o dia 5 de julho, os municípios podem antecipar o agendamento da D2 para um período a partir de 10 semanas após a primeira dose, com limite máximo de 12 semanas, o que equivale a 70 a 84 dias após a primeira dose.

O superintendente de vigilância em saúde, Eduardo Macário, esclarece que, com essa alteração no agendamento da segunda dose, os municípios têm a possibilidade de antecipar a aplicação para um intervalo de 10 semanas, mas que pode variar de uma cidade para a outra. “Recomendamos que a população se informe junto às secretarias de saúde municipais sobre os prazos que estão sendo adotados por cada cidade. A antecipação foi uma medida para evitar atrasos na aplicação da segunda dose e não altera a eficácia da vacina que é obtida com o esquema vacinal completo”, explica o superintendente.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Coronavírus

Marina Silva continua internada para tratamento de Covid-19

Ministra deu entrada no hospital no último sábado

Coronavírus

OMS decreta fim da pandemia de Covid-19

Mundo acumulou 765 milhões de casos da doença e 6,9 milhões de mortes em pouco mais de três anos

Coronavírus

Centro de Testagem para Covid-19 de Itajaí terá horário de atendimento ampliado

A partir de segunda-feira (28), o serviço, que fica ao lado do Laboratório Municipal, irá atender 24 horas por dia

Coronavírus

Casos graves de Covid-19 crescem em todo o país

Ao todo, já foram registrados no país 267.226 casos de SRAG em 2022

Coronavírus

Balneário Camboriú recebe vacinas contra a Covid-19

Frascos de Pfizer recebidos serão destinados às doses de reforço de gestantes, puérperas e adolescentes de 12 a 17 anos de idade

Mais notícias

Animal

Animais morrem afogados após serem deixados em pet shop no RS

A empresa afirmou que não foi possível acessar a loja devido ao alto nível da água