Fato de todas terem nascidas vivas, de parto natural, torna ocorrência ainda mais incomum
Um acontecimento raro, com chances de ocorrer em apenas um em cada 100 mil nascimentos, surpreendeu os proprietários de uma fazenda em Coronel Freitas, no Oeste de Santa Catarina. Uma vaca deu à luz a trigêmeas vivas em um parto natural ocorrido na madrugada de quarta-feira (26), um fato que aumenta ainda mais a raridade do caso.
Segundo o veterinário e doutor em fisiopatologia da reprodução, José Francisco Bragança, a espécie bovina geralmente gera apenas um filhote por gestação. “Em um caso assim, as chances de ocorrerem dificuldades para o nascimento são maiores”, ressalta o especialista.
A vaca que deu à luz as três bezerras foi submetida a um protocolo de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). Essa biotecnologia reprodutiva permite sincronizar a ovulação da fêmea e realizar a inseminação em um período fixo.
“A vaca pode ter tido uma sensibilidade maior e respondido bem ao tratamento hormonal. Interessante será também fazer o controle de sua prole, que poderá ter uma predisposição a ter mais de uma cria por gestação”, observa o professor. Segundo ele, a inseminação pode ter contribuído para a gestação numerosa.
Ele ainda explica que além de fatores hormonais, outros elementos podem contribuir para gestações atípicas. Isso inclui hereditariedade, condição corporal, estado nutricional, manejo e idade. O nascimento das bezerras trigêmeas em Coronel Freitas coloca em foco os avanços da biotecnologia reprodutiva e a importância de um manejo adequado no campo, para garantir a saúde e o bem-estar dos animais.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.