O Brasil ganhou mais uma recordista no universo dos bovinos. A vaca Carina FIV do Kado, de Piracicaba (SP), foi valorizada em R$ 24 milhões durante o Leilão Cataratas Collection, realizado em Foz do Iguaçu (PR) no dia 22 de novembro, tornando-se a vaca mais cara do mundo. O recorde anterior era da também brasileira Viatina-19, avaliada em R$ 21 milhões em 2023.
Carina, de 3 anos, pertence à raça Nelore, amplamente utilizada na produção de carne no Brasil. Filha do touro Kayak TE Mafra e da matriz Dama 5 FIV HRO, a vaca é reconhecida por sua beleza racial e características genéticas de destaque. Segundo a Fazenda Pé da Serra, onde Carina nasceu, o criador José Ricardo Benato foi responsável por produzir um animal que se tornou referência global.
Após o leilão, Carina passou a integrar quatro importantes criatórios brasileiros: Casa Branca Agropastoril, RS Agropecuária, RFA Agropecuária e Syagri Agropecuária. O sucesso de Carina deve elevar ainda mais o valor de sua matriz, Dama 5, pela transmissão das qualidades genéticas que levaram a vaca ao topo do mercado.
*Supervisionado por Everton Palaoro
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.