O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) registrou 284 ocorrências envolvendo urnas eletrônicas até as 14h30 deste domingo de eleições. Dessas, 189 urnas foram substituídas por equipamentos de contingência. Outros problemas registrados incluíram 43 reinicializações e 14 ajustes ou trocas de papel para impressão.
No mesmo período, foram reportadas 12 ocorrências policiais relacionadas ao processo eleitoral. Dentre elas, cinco resultaram na prisão de eleitores, enquanto sete não envolveram detenções.
O TRE-SC segue monitorando a situação, garantindo que o processo eleitoral ocorra dentro da normalidade, com equipes prontas para atuar em caso de novos imprevistos.
Casos registrados em cidades de SC
Na manhã deste domingo de eleições, ocorrências eleitorais foram registradas em diferentes municípios de Santa Catarina, envolvendo principalmente crimes eleitorais e problemas com eleitores.
Em Ouro Verde, Oeste de Santa Catarina, por volta das 8h06, um homem foi preso por transporte ilegal de eleitores. A Polícia Militar foi acionada e constatou que o suspeito, um funcionário público municipal, estava conduzindo eleitores até a seção de votação. Ele foi preso e levado à delegacia.
Em Navegantes, dois homens foram detidos por praticar boca de urna nas proximidades do Colégio Eleitoral Júlia Miranda, onde distribuíam material de campanha. Ambos confirmaram a distribuição dos “santinhos”, alegando desconhecimento da proibição.
Já em Joaçaba, às 8h50, a Polícia Militar foi acionada após um eleitor tirar uma foto de seu voto na urna eletrônica. O homem explicou que o fez para ter prova de seu voto, já que em eleições anteriores ele havia justificado via e-Título, mas o voto foi computado em outra cidade.
Em Petrolândia, a PM foi chamada para verificar uma suposta compra de votos no pátio de um posto. Durante a abordagem, foi encontrada uma quantia de R$ 1.500,00 em espécie com um dos suspeitos, que alegou estar apenas passeando. A quantia foi apreendida, e o caso encaminhado à Polícia Civil.
Outras ocorrências de boca de urna foram registradas em Balneário Piçarras, Tijucas, Treviso, Palhoça, Florianópolis, São Francisco do Sul, Laguna e Rio Negrinho, envolvendo tanto a distribuição de material de campanha quanto a interferência indevida no voto de eleitores. Em todos os casos, a Polícia Militar agiu rapidamente, realizando abordagens, apreensões e, em alguns casos, prisões, para garantir a lisura do processo eleitoral.
*Supervisionado por Everton Palaoro
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.