Estudo da Udesc é pioneiro no mundo. Pesquisa é vinculada à Universidade de Lille, na França.
Pesquisadores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, na Serra catarinense, vão testar uma vacina inédita contra a toxoplasmose felina, doença atualmente sem imunizante, segundo anúncio de terça-feira (12). O estudo, pioneiro no mundo, é vinculado à Universidade de Lille, na França.
Os testes devem iniciar assim que a primeira remessa de vacinas chegar ao Brasil, embora não exista uma data prevista. O investimento é de cerca de R$ 160 mil. O imunizante que será testado foi desenvolvido em forma de spray intranasal.
Chryssafidis está conduzindo o estudo junto com a equipe do Laboratório de Parasitologia e Doenças Parasitárias (Lapar), situado no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Udesc.
A pesquisa é patrocinada pela empresa francesa Vaxinano, que financiou a instalação da unidade experimental, que é onde serão feitos os testes, e a execução do projeto. O auxílio inclui bolsa de iniciação científica para alunos do curso de Medicina Veterinária.
Os estudos terão a participação de todo o grupo de pesquisa do Lapar, incluindo professores e estudantes de graduação, mestrado e doutorado. O desenvolvimento da vacina foi chefiado pelo professor e cientista Didier Betbeder, presidente da Vaxinano. No Lapar, os testes para comprovar a eficácia do imunizante devem levar de um a dois anos.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.