keyboard_backspace

Página Inicial

Mundo

Ucrânia teme que batalha com Rússia em Chernobyl espalhe “nuvem radioativa”

Receio é que a batalha possa danificar instalações de armazenamento de lixo nuclear,

ha Visor Notícias

A Rússia avança para a área da cidade de Chernobyl, localizada no norte da Ucrânia. Os militares russos tentam ocupar essa área do país e a situação tem preocupado as autoridades ucranianas. A informação foi divulgada pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, através do seu Twitter.

Segundo o líder de Executivo ucraniano, as forças de defesa estão lutando para evitar que uma tragédia igual a de 1986 se repita. Para Zelensky, esta é uma “declaração de guerra em toda a Europa”.

Anton Gerashchenko, conselheiro do Ministério do Interior, afirmou que forças russas entraram na zona de exclusão de Chernobyl (cerca de 100 km ao norte de Kiev) e estavam lutando “vigorosamente” com unidades de guardas de fronteira. “Se as instalações de armazenamento forem destruídas, a nuvem radioativa pode cobrir a Ucrânia, a Bielorrússia e a União Europeia”, disse ele

O receio é que a batalha possa danificar instalações de armazenamento de lixo nuclear, provocando uma precipitação que pode cobrir a Europa. O acidente da usina de Chernobyl, em 26 de abril de 1986, perto da cidade de Pripyat, no norte da Ucrânia, costuma ser descrito como o pior desastre nuclear da história.

A explosão inicial de um reator matou ao menos 30 pessoas e expôs milhões a um nível perigoso de radiação. O número de mortos varia entre os 9 mil estimados pela OMS e os 90 mil calculados pelo Greenpeace. A Ucrânia afirma ter sofrido ao menos 203 ataques russos desde o início da invasão, na manhã desta quinta-feira (24).

As informações foram divulgadas pelo Ministério de Defesa do país. As autoridades de segurança ucranianas garantem que há combates em quase todo o território e que os confrontos militares são intensos. No início da manhã, soldados russos teriam sido feitos prisioneiros.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Mundo

Papa Leão XIV celebra primeira missa no Vaticano; confira o vídeo

O cardeal norte-americano Robert Prevost foi eleito na quinta-feira (8) e assumiu nome em homenagem a Leão XIII

Mundo

Segundo dia do conclave começa com fumaça preta e sem definição do sucessor do Papa Francisco

Desde o início da reunião, na quarta-feira (7), nenhuma das rodadas conseguiu atingir os dois terços dos votos necessários

Mundo

Veja imagens da missa e dos rituais que marcam o primeiro dia do conclave para escolha do novo papa

Um total de 133 cardeais de diversas partes do mundo se reúnem na Capela Sistina para conduzir o processo de eleição do novo líder da Igreja Católica

Mundo

Governo do Chile emite alerta de tsunami após terremoto de magnitude 7,4

Autoridades evacuam costa da região de Magalhães; ondas podem atingir Antártida e extremo sul chileno

Mundo

Chaminé que sinaliza escolha do novo papa é instalada no telhado da Capela Sistina; confira o vídeo

A estrutura será usada na quarta-feira (7), quando os cardeais iniciam a votação para escolher o sucessor de Francisco

Mais notícias

Segurança

Suspeito de matar professora estrangulada diz ser colecionador de cadarços

Vítima foi encontrada no dia 28 de abril com sinais de estrangulamento e um cadarço enrolado no pescoço

Geral

Nubank pode mudar de nome? Regra do Banco Central pode afetar marcas de fintechs no Brasil

Intenção é evitar que o consumidor confunda o escopo de atuação de diferentes instituições