A Uber anunciou nesta quinta-feira (23) que vai lançar a categoria Uber Green no Brasil, permitindo que usuários solicitem apenas veículos híbridos e elétricos para suas corridas. Essa modalidade, já disponível em outros países, foi apresentada pelo presidente-executivo global da Uber, Dara Khosrowshahi, durante um evento em São Paulo em comemoração aos dez anos da empresa no Brasil.
Embora a data exata de lançamento ainda não tenha sido definida, Dara Khosrowshahi adiantou que o Uber Green estará disponível “nos próximos meses”. A nova categoria terá uma precificação própria, mas a empresa ainda não divulgou se o custo será menor ou maior em comparação com as demais opções como Uber X e Confort.
A 99, principal concorrente da Uber no Brasil, já oferece viagens em carros elétricos, mas essa opção está limitada à cidade de São Paulo. Com o lançamento do Uber Green, a Uber pretende expandir a oferta de transporte sustentável pelo país.
Dara Khosrowshahi destacou a importância do Uber Green diante das mudanças climáticas, citando as enchentes recentes no Rio Grande do Sul como um exemplo da urgência em adotar práticas mais sustentáveis. “Precisamos nos unir com fabricantes de veículos, instituições financeiras e locadoras de carro para enfrentar esse desafio com a urgência que ele demanda”, afirmou o executivo.
O evento também trouxe números sobre os dez anos de operação da Uber no Brasil. A empresa está presente em 26 capitais e mais de 500 cidades, com 125 milhões de usuários e mais de 11 bilhões de viagens realizadas. Entre 2019 e 2024, o impacto econômico da Uber no país superou R$ 273 bilhões, de acordo com um levantamento da Fundação Getulio Vargas (FGV). Desses, R$ 140 bilhões foram repassados aos motoristas que utilizam a plataforma.
Apesar de revelar esses dados, a Uber não comentou sobre a regulamentação da profissão de motorista de aplicativo, um tema que continua sendo discutido no país.
*Supervisionado por Everton Palaoro
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.