Tudo o que você precisa saber sobre o Cânion Papuã, para deixar a sua viagem ainda melhor
Bom Retiro é uma cidade com cerca de dez mil habitantes. Considerada a porta de entrada da Serra Catarinense, parte de seu território está localizado no Alto Vale do Itajaí. Por isso, a altitude do município varia bastante. No centro da cidade, o terreno está a 890 metros de altura do nível do mar, já na região chamada Campo dos Padres, no alto da Serra Geral, chega-se a 1.827 metros.
Fonte: Divulgação
Repleta de belas paisagens, Bom Retiro é uma ótima opção para quem curte ecoturismo. Cachoeiras, cânions e morros não faltam na cidade para serem desbravados. Com as temperaturas começando a aquecer durante a primavera, é um bom momento para conhecer as quedas d’água e se refrescar nas piscinas naturais entre os paredões rochosos.
Um dos famosos cânions de Bom Retiro, do qual caem três cachoeiras, é o Cânion Papuã, que você irá conhecer agora. Saiba onde fica, o que fazer e como conhecer essa atração da cidade serrana.
O que conhecer no Cânion Papuã, em Bom Retiro?
O Cânion Papuã, uma formação rochosa de cerca de 20 metros de altura, fica dentro de uma propriedade privada, a 15 quilômetros do Centro de Bom Retiro, na localidade de Papuã. O caminho até lá é por uma estrada de chão.
Dentro da propriedade, o trajeto que leva até o cânion é uma pequena trilha sinalizada e autoguiada em meio à mata.
São apenas 300 metros de extensão, mas com nível de dificuldade médio para alto.
O início dela é bastante tranquilo. Como em um pequeno trecho é necessário passar por dentro da água, bem rasa, o cuidado é não escorregar nas pedras.
Em menos de um minuto, você irá se deparar com uma pequena queda d’água de três metros que desce por um paredão rochoso. Essa é a cachoeira Portal das Bromélias dando boas vindas para o caminho que se inicia. A trilha continua por menos de dez minutos até chegar na cachoeira Papuã.
O caminho segue pela mata até uma descida bastante íngreme e escorregadia, de um dos paredões de pedra do Cânion Papuã, em Bom Retiro. A descida é auxiliada por cordas em uma das laterais e ao finalizá-la você caminhará por dentro de uma fenda do cânion, passando por um curso d’água e um poço até chegar à cachoeira.
A partir desse momento, o percurso todo é cercado pelos paredões. Escondida entre as paredes do cânion, a cachoeira Papuã logo aparece à frente. É uma queda d’água de dez metros de altura, que escorre entre pedras que parecem formar uma escada. Abaixo, forma-se um poço de água cristalina onde é possível se refrescar em dias quentes. A beleza do local é exuberante.
Seguindo adiante, por uma trilha de cerca de uma hora, o visitante chega à maior das três quedas d’água do local. É a cachoeira do Poço Verde. O nome condiz com a cor da água que se acumula nos pés da cachoeira. O lugar é lindo, mas seu acesso só é liberado em dias específicos ou com agendamento prévio para um grupo fechado de pessoas.
Além de conhecer de perto essas obras da natureza em Bom Retiro, é possível dormir ao lado delas. A propriedade é aberta para acampar e permite a montagem de barracas próximo às cachoeiras. Outra opção é montá-las no gramado, para admirar o céu estrelado. O espaço também dispõe de uma cozinha comunitária de apoio.
Outra possibilidade é almoçar e tomar café colonial no local, mediante reserva antecipada para grupos. A fazenda fica aberta todos os dias, das 9h às 16h. A visita precisa ser agendada pelo contato (49) 8814-4895.
O que fazer em Bom Retiro?
Além das três cachoeiras e do cânion Papuã, Bom Retiro tem vários outros atrativos naturais para se conhecer na cidade. É o caso, por exemplo, das cachoeiras Barbaquá, Bonita e Ubiratã.
A primeira delas fica na localidade de Barbaquá, dentro de uma propriedade privada, a 20 quilômetros do Centro. Seu acesso é feito por uma trilha de 200 metros e fácil de ser realizada. São duas quedas d’água seguidas, uma de cinco e a outra de 20 metros.
A cachoeira Bonita está localizada também dentro de uma propriedade, na localidade de Rio Frederico. A região fica a 24 quilômetros de distância da área central de Bom Retiro.
A cachoeira cai de uma altura de 20 metros de uma grande parede rochosa. Do mesmo tamanho é a cachoeira Ubiratã, em Paraíso da Serra. Diferentemente das outras, essa queda d’água tem acesso livre e fica a 27 quilômetros do Centro.
Além das cachoeiras, Bom Retiro é uma cidade rica em morros e montanhas. É o caso, por exemplo, do Morro da Boa Vista, ponto mais alto do município com 1.824 metros. Ele fica na região do Campos dos Padres, na divisa com Urubici. O acesso até lá é por trilha, que deve ser feita na companhia de guias.
Outro ponto turístico natural famoso no município é o Morro do Costão do Frade, a 16 quilômetros da área central. Do alto do morro, que fica na comunidade de mesmo nome, é possível ver Bom Retiro e região e o Vale do Itajaí.
Além do Papuã, o cânion do Encano também é atração. O percurso até ele tem cerca de quatro quilômetros, considerando ida e volta, e é de nível moderado. É preciso passar pelo leito do rio e por paredes rochosas estreitas para contemplá-lo.
Isso tudo sem falar do Santuário Nossa Senhora Aparecida, próximo a BR-282 e o mirante do Pai Eterno, logo acima do templo. Ambos ficam em cima de uma montanha com uma vista panorâmica da região.
Bom Retiro também é conhecida pelas vinícolas focadas em vinhos de altitude, como a vinícola Thera na Fazenda Bom Retiro. O empreendimento produz nove rótulos diferentes e é aberto à visitação guiada por um sommelier que fala sobre a história do local e das uvas cultivadas.
Onde fica e como chegar em Bom Retiro?
Bom Retiro fica na Serra Catarinense, na divisa com cidades como Urubici e Alfredo Wagner. O município não conta com aeroporto. O mais próximo é o de Lages, a cerca de 93 quilômetros.
Para quem for de carro, acompanhe abaixo a distância entre cidades de diferentes regiões de Santa Catarina e as vias para chegar até Bom Retiro.
Distância de Joinville a Bom Retiro: cerca de 290 quilômetros. O acesso é pela BR-101 e BR-282. Atenção! Há pedágio pelo caminho.
Distância de Blumenau a Bom Retiro: aproximadamente 210 quilômetros. O principal acesso é pela BR-470 e SC-350.
Distância de Florianópolis a Bom Retiro: 135 quilômetros. O principal acesso se dá pela BR-282.
Distância de Criciúma a Bom Retiro: cerca de 180 quilômetros, via SC-390 e SC-110.
Distância de Chapecó a Bom Retiro: cerca de 420 quilômetros, via BR-282.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade