keyboard_backspace

Página Inicial

Eleições 2024

TSE disponibiliza disque-denúncia contra desinformação nas eleições

Cidadão pode denunciar, de forma gratuita, fake news sobre o processo eleitoral pelo número 1491

urna
Foto: Divulgação/Antônio Augusto/TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu uma nova ferramenta de combate à desinformação nas eleições municipais de 2024: o SOS Voto. Este serviço de disque-denúncia, operado através do número 1491, foi desenvolvido em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A linha visa facilitar a denúncia de fake news relacionadas ao processo eleitoral, permitindo que qualquer cidadão de qualquer parte do Brasil faça suas denúncias gratuitamente.

O serviço está preparado para receber até mil chamadas diárias, de segunda a sexta-feira das 8h às 20h e aos sábados das 9h às 17h. As denúncias são atendidas por funcionários do TSE que receberam treinamento especializado, assegurando que todas as informações sejam verificadas pela Justiça Eleitoral de forma eficiente e transparente. Este esforço destina-se a manter a integridade do processo eleitoral, oferecendo uma resposta rápida e direta às tentativas de desinformação.

Além do telefone, os cidadãos podem registrar denúncias sobre desinformação eleitoral diretamente pela internet através do Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade). Denúncias validadas são encaminhadas para as autoridades competentes, como a Polícia Federal, o Ministério Público e os tribunais regionais eleitorais, para as devidas ações legais. Este mecanismo reforça o compromisso do TSE em assegurar eleições transparentes e livres de influências negativas por desinformação.

Fonte: Hora de Porto Belo

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo Schneider
Carlos Eduardo Schneider é jornalista profissional (DRT/RS: 13.697) desde 2008, tendo atuado em assessorias de imprensa governamentais, de prefeituras, câmaras de vereadores e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, além de jornal impresso e rádio do Vale do Taquari/RS. Schneider também é especialista em Comunicação e Marketing Estratégico desde 2018.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Eleições 2024

Eleições 2024: Brasil terá duas mulheres prefeitas de capitais

Campo Grande (MS) e Aracaju (SE) elegeram mulheres no segundo turno das eleições municipais, realizado neste domingo (27)

Eleições 2024

Segundo turno das eleições acontece neste domingo

Quase 34 milhões de eleitores poderão escolher prefeitos

Eleições 2024

Saiba como justificar ausência às Eleições 2024 após o pleito

Quem não votou deve enviar documentação à Justiça Eleitoral

Eleições 2024

Itapema registra mais de 15 mil abstenções nas eleições 2024

Porcentagem corresponde à média das cidades de SC

Eleições 2024

Eleito para 12º mandato, vereador recordista de Palhoça completará mais de 50 anos no cargo

Nirdo Artur Luz, mais conhecido como Pitanta, é parlamentar na cidade desde 1976

Mais notícias

Segurança

Homem cai de telhado enquanto trabalhava em chiqueiro em SC

Vítima de 28 anos caiu de cerca de seis metros e foi levada de helicóptero ao hospital

Segurança

Homem esfaqueia irmã em briga por casa deixada em testamento em SC

Caso foi regsitrado pela Polícia Militar nesta sexta-feira (2)