Na manhã deste domingo (1º), uma baleia da espécie cachalote foi encontrada encalhada na praia do Morro das Pedras, em Florianópolis. Imediatamente, equipes do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) foram mobilizadas e se dirigiram ao local, onde também estão presentes autoridades locais.
A R3 Animal, associação que desempenha atividades de resgate e reabilitação de animais silvestres, identificou a baleia como uma fêmea, com aproximadamente 11 metros de comprimento. O próximo passo é avaliar o estado de saúde do animal e considerar as possíveis ações para lidar com o encalhe. Vale ressaltar que a R3 Animal opera o PMP em Florianópolis e também gere o Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM), situado no Parque Estadual do Rio Vermelho.
PMP-BS
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) tem como objetivo monitorar e avaliar os potenciais impactos das operações de produção e escoamento de petróleo em aves, tartarugas e mamíferos marinhos. Este é um requisito essencial para o licenciamento ambiental de atividades desenvolvidas pela Petrobras, sob a supervisão do Ibama.
A área de monitoramento abrange desde Laguna, situada no sul de Santa Catarina, até Saquarema, no estado do Rio de Janeiro, estando estrategicamente dividida em 15 segmentos distintos.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.