Três homens foram condenados pelo Tribunal do Júri por envolvimento em uma série de crimes violentos ocorridos em dezembro de 2023, em Papanduva e Santa Terezinha, no Planalto Norte de Santa Catarina. As penas variam de 4 a 49 anos de prisão, conforme a participação de cada um. Os crimes incluem sequestro, estupro, tentativa de homicídio e assassinato com ocultação de cadáver. Segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a motivação teria sido vingança por um suposto estupro cometido por uma das vítimas em 2014.
A denúncia relata que o grupo invadiu residências durante a madrugada, sequestrou quatro pessoas, praticou violência física e psicológica e matou um dos homens com espancamento. O corpo da vítima foi jogado no rio Hercílio. Uma mulher foi estuprada dentro de um veículo, sob grave ameaça, e outro homem escapou após uma tentativa de execução frustrada por falha na arma de fogo. A acusação foi sustentada pelos promotores Edileusa Demarchi e André Ghiggi Caetano da Silva, do GEJURI.
O réu com maior pena foi condenado a 49 anos por homicídio qualificado, tentativa de homicídio, estupro, sequestro e ocultação de cadáver. Outro acusado recebeu 21 anos por homicídio qualificado, sequestro e ocultação. O terceiro foi condenado a quatro anos e quatro meses por sequestro e ocultação de cadáver. Dois dos réus permanecem presos preventivamente e não poderão recorrer em liberdade. A Justiça ainda fixou multa de R$ 5 mil a ser paga por cada réu a cada vítima como indenização moral.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.