Santa Catarina conta com três cardeais que podem participar do conclave para eleger um novo papa em caso de renúncia ou morte de Francisco. São eles: Dom João Braz de Aviz, de Mafra, Dom Leonardo Ulrich Steiner, de Forquilhinha, e Dom Jaime Spengler, de Gaspar. Todos integram o Colégio dos Cardeais e, por terem menos de 80 anos, estão aptos a votar na escolha do próximo líder da Igreja Católica.
Dom João Braz de Aviz, de 77 anos, foi nomeado cardeal em 2012 pelo Papa Bento XVI e atuou como prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada. Dom Leonardo Steiner, de 74 anos, recebeu o título em 2022 e é o primeiro cardeal da Amazônia brasileira. Já Dom Jaime Spengler, de 64 anos, foi nomeado em 2024 e atualmente é arcebispo metropolitano de Porto Alegre. Além dos catarinenses, outros quatro brasileiros fazem parte da lista de possíveis eleitores no conclave.
O Brasil é o terceiro país com mais cardeais eleitores, atrás apenas da Itália e dos Estados Unidos. O tema voltou à tona devido à internação do Papa Francisco, de 88 anos, que está há uma semana no Hospital Gemelli, em Roma, com pneumonia bilateral. Segundo os médicos, o pontífice teve melhora no quadro, mas segue sob monitoramento.
Fonte: NSC
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.