keyboard_backspace

Página Inicial

Coronavírus

Transmissão comunitária de nova variante da Covid-19 em SC é investigada

Pacientes não viajaram nas últimas semanas, o que aponta para casos autóctones

X
Foto: Agência Brasil/Divulgação

A transmissão comunitária da variante P.1 do novo coronavírus, conhecido como variante brasileira, apontada como ainda mais transmissível, pode estar circulando localmente em SC. A identificação foi feita pelo laboratório da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) através da Força Tarefa Covid-19 da UFSC, que já fez alerta para Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica (Dive)

Segundo noticiado pela colunista da NSC, Dagmara Spautz, o comunicado enviado pelo professor Glauber Wagner, reforça que a variante foi encontrada em testes de três pessoas que fizeram exames no Hospital Universitário. O documento, a que o repórter Julio Ettore, da NSC TV, teve acesso, indica que esses pacientes não viajaram nas últimas semanas, de acordo com a Vigilância Estadual – o que aponta para casos autóctones.  

“Estes pacientes não apresentam registros de viagem para outras regiões do país nas últimas semanas, em especial para a região Norte, nem tiveram contato com os pacientes recebidos de Manaus. Desta forma, tratar-se de casos de transmissão autóctones da variante P.1 aqui no Estado de Santa Catarina, e sendo os primeiros registos de transmissão autóctone de P.1 aqui no Estado com genoma sequenciado que temos conhecimento”.

Os testes foram enviados pelo Lacen para a Fiocruz, no Rio de Janeiro, para sequenciamento de genoma. O superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, diz que o Estado vai aguardar a confirmação dos resultados.

Além dos casos autóctones de P.1, o Estado também aguarda a confirmação de 16 testes enviados à Fiocruz der suspeita da variante B.1.1.7 – a do Reino Unido. O laboratório Santa Luzia identificou a mutação em 16 testes na Grande Florianópolis.

Se confirmada a circulação das duas variantes, o Estado pode estar sob pressão de mutações que potencializam as infecções. Isso ocorre porque ambas possuem alterações na proteína Spike, que conecta o coronavírus às células. Essa mudança aumentou a carga viral nas pessoas infectadas.

As novas mutações têm sido apontadas pela Secretaria de Estado da Saúde como provável causa para a explosão de internações por Covid-19 em Santa Catarina. Em entrevista à coluna, o superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, apontou que há uma “mudança no perfil epidemiológico”.

Fonte: Dagmara Spautz/NSC

Coronavírus

Santa Catarina ultrapassa um milhão de doses aplicadas contra a Covid-19

As doses aplicadas tiveram como foco os trabalhadores de saúde, idosos de 65 anos ou mais, comunidade quilombola, população indígena e pessoas com deficiência institucionalizadas e idosos em instituições de longa permanência.

Coronavírus

SC receberá mais de R$ 20 milhões para Centros de Atendimento Covid

Os recursos destinados para os 99 municípios serão para as competências financeiras de abril a junho.

Coronavírus

Vacinação contra a Covid-19 pode ser agendada de forma online em São José

No site, o cadastro está liberado para todos, porém agora o QR-Code está sendo enviado via Whatsapp.

Coronavírus

SC confirma 45 novos casos da variante brasileira e dois casos novos casos da variante do Reino Unido

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) reforça que os cuidados de prevenção à Covid-19 devem ser adotados por toda população catarinense para redução da transmissão do coronavírus.

Coronavírus

Santa Catarina ultrapassa 12 mil mortes por coronavírus

Casos de infecção pelo novo coronavírus já foram confirmados em todos os 295 municípios de Santa Catarina.

Mais notícias

Geral

MP quer converter pena de prisão de casal que fez sexo no Caixa D’aço em multa e trabalho comunitário

A Justiça deverá marcar uma audiência com os réus para que eles saibam da proposta e para que decidam se aceitam ou não a transação penal oferecida pela promotoria de Justiça

Geral

Restaurante e quadras de futebol são interditados por fiscalização em Itajaí

Durante a ação foram verificadas 14 denúncias e efetuados 11 termos de visita, nove autos de intimação e 14 termos de orientação, sete autos de infração