keyboard_backspace

Página Inicial

Animal

TJ rejeita defesa em caso de cão encontrado morto enquanto tutora viajava

A morte do animal foi descoberta após um vizinho relatar um forte odor vindo do apartamento

article Visor Notícias
Foto: TJSC/ Reprodução

Em decisão unânime, a 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) rejeitou a aplicação do princípio da insignificância em um caso de maus-tratos a animais que levou à morte de um cão. O caso envolveu uma tutora que deixou seu cão da raça akita, com mobilidade reduzida, sozinho em um apartamento enquanto viajava, na cidade de Porto União.

A mulher foi condenada a três meses e 15 dias de prisão, em regime inicial aberto, e ao pagamento de 11 dias-multa, equivalentes a cerca de um terço do salário mínimo. A pena de prisão foi convertida em restritiva de direitos, especificamente em prestação de serviços à comunidade.

A defesa da tutora havia pedido a absolvição com base na atipicidade da conduta, invocando o princípio da insignificância e a presunção de inocência. Contudo, o Ministério Público descreveu que a morte do animal foi descoberta após um vizinho relatar um forte odor vindo do apartamento, onde o cão foi encontrado sem cuidados adequados de higiene, embora houvesse água e comida.

A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) estabelece critérios rigorosos para a aplicação do princípio da insignificância, incluindo a mínima ofensividade da conduta, a ausência de periculosidade social da ação, o baixo grau de reprovabilidade do comportamento e a inexpressividade da lesão jurídica provocada. Segundo a desembargadora relatora, “o caso tratado não é de mínima importância, tendo em vista a gravidade dos maus-tratos que levaram à morte do animal, violando a integrididade física do mesmo”.

O caso foi destacado no Informativo da Jurisprudência Catarinense nº 139, enfatizando a seriedade com que o tribunal trata infrações envolvendo maus-tratos a animais.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Animal

Creche para cachorros em SC viraliza ao realizar festa junina com ‘cãocurso’ de fantasia

Vídeo já chegou a 4 milhões de visualizações. Animais vestiram chapéu de palha, camisa xadrez e até traje de milho verde; confira

Animal

Chegada do primeiro visitante abre a temporada de pinguins em SC; confira o vídeo

Os Pinguins-de-Magalhães, a espécie mais comum avistada na região, migram em busca de alimentos e águas mais quentes

Animal

Tartaruga-marinha é resgatada de rede ilegal e 30 kg de camarão são apreendidos em SC

O animal, que se encontrava em condições debilitadas, foi liberado em alto-mar; confira o momento

Animal

Cobra coral verdadeira, considerada a mais venenosa do Brasil, é encontrada em escola de SC

O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para capturar o réptil, que media cerca de 50 centímetros

Animal

Bombinhas registra captura de 17 mil tainhas neste sábado

Pesca da tainha é uma tradição que sustenta muitas famílias locais e é celebrada com entusiasmo

Mais notícias

Segurança

Professor é agredido por aluno com soco inglês em Navegantes

A discussão que precedeu a agressão ainda está sendo investigada pelas autoridades

Segurança

PRF encontra 50 kg de maconha no porta-malas de carro na BR-101 em Penha

Suspeito confessou às autoridades que havia sido contratado para transportar a substância ilícita do Paraná até Itapema