keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Tesouros históricos escondidos na Câmara de São José serão resgatados

Documentos com decisões e leis locais dos tempos do Brasil Império e dos primeiros anos da República fazem parte do acervo da Casa

Casa Camara e Cadeia Antiga Visor Notícias

Uma das casas legislativas mais antigas do Brasil (1833), a Câmara de São José, na Grande Florianópolis, pretende resgatar parte da história de Santa Catarina e do próprio Brasil que até os dias de hoje está guardada em seus arquivos, no prédio à Beira-mar do Centro Histórico da cidade. São documentos com decisões e leis locais dos tempos do Brasil Império e dos primeiros anos da República.

Uma comissão foi criada para primeiro definir um padrão de organização do acervo. Os documentos passarão por um levantamento minucioso até poderem ser vistos ou consultados por meio digital, já que a Casa já conta com um programa para deixar de usar o papel e digitalizar 100% dos seus processos.

E quem duvida das histórias e decisões inusitadas que irão aparecer? O projeto determinado pelo presidente, vereador Matson Cé, cria um padrão de acervo para o futuro, que servirá também para os documentos, leis e procedimentos atuais.

P1060656 of. a Prov. pedindo Casa de Camara e Cadeia e despesas da Camara frente Visor Notícias

A contar da data de instalação, são 190 anos de decisões, leis, acordos e muitas páginas da história de São José, de Santa Catarina e do Brasil. Muita coisa está preservada e guardada, mas não se tem um catálogo de fácil acesso. Nem uma normativa com o trato dos documentos daqui para a frente.

“O que se propõe é a criação de um conjunto de normas para a catalogação desses documentos e a criação de um procedimento que seja válido daqui para frente, para que os documentos e as leis sejam de fácil acesso e que isso contribua até para a construção de novas leis”, explicou o presidente da Casa.

Matson avalia que a maioria das pessoas não tem nem ideia da riqueza do patrimônio histórico da Câmara, que funciona, por exemplo, no Centro Histórico de São José e está ao lado de ícones da história catarinense, com o Theatro Adolpho Mello e a Bica da Carioca. “Esse património é de todos. Facilitar o acesso a esse acervo é um passo importante para uma câmara mais inclusiva e próxima da sociedade”, destacou.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Política

INSS notificará vítimas de descontos indevidos a partir da próxima terça-feira

Mais de 9 milhões de beneficiários devem confirmar se autorizaram os débitos; devolução dos valores ainda não tem data definida

Política

Câmara aprova urgência para ampliar número de deputados

Projeto prevê criação de 18 novas cadeiras na Câmara, sem impacto orçamentário, segundo o relator; votação pode ocorrer a qualquer momento

Política

Câmara pode votar urgência para ampliar número de deputados

Projeto atende decisão do STF que exige redistribuição das cadeiras conforme dados populacionais do Censo 2022

Política

Projeto que proibia nudismo em praias de SC é arquivado na Alesc

Relator citou decisão do STJ para defender regulamentação da prática em locais específicos

Política

Assembleia Legislativa de SC aprova aumento de 21,5% para a Segurança Pública

Reajuste proposto por Jorginho Mello será pago em três parcelas até abril de 2026 e beneficia mais de 35 mil servidores ativos e inativos

Mais notícias

Segurança

Homem é preso suspeito de agredir e manter pai amarrado em cama

Em um dos episódios, o pai chegou a se fingir de morto para tentar escapar das agressões

Animal

Cachorro é resgatado após ficar seis dias preso em penhasco na Serra de SC

O animal, chamado Barão, estava em uma área de difícil acesso, entre os municípios de Urupema e Rio Rufino, e foi localizado apenas pelos latidos