Além do frio intenso, um ciclone extratropical em alto mar provoca fortes rajadas de vento que podem alcançar até 70 km/h e causar ressaca marítima
Santa Catarina prepara-se para enfrentar o dia mais frio do ano nesta terça-feira, segundo alerta da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil. Uma poderosa massa de ar frio avança sobre o estado, trazendo consigo temperaturas que podem chegar a -1°C nas regiões mais altas da Serra e não ultrapassam os 20°C em outras áreas.
Os termômetros nos planaltos e no Grande Oeste devem marcar entre 3°C e 7°C ao amanhecer, enquanto no litoral, as mínimas giram em torno de 10°C. A onda de frio, que se estende até pelo menos quinta-feira, aumenta a necessidade de atenção às condições de saúde e abrigo, especialmente para populações vulneráveis.
Além do frio intenso, um ciclone extratropical em alto mar intensifica o quadro meteorológico, provocando fortes rajadas de vento que podem alcançar até 70 km/h e causar ressaca marítima. As ondas no Litoral Sul podem atingir entre 3,5m e 4,0m, enquanto na Grande Florianópolis, podem variar de 2,5m a 3,5m.
Essas condições levam a Defesa Civil a emitir um alerta de alto risco para as regiões litorâneas, recomendando que a população evite a navegação, a pesca e outras atividades marítimas, bem como o banho de mar.
A situação é monitorada de perto pelas autoridades, que se mantêm em prontidão para responder a possíveis emergências causadas pelo mau tempo. Os cidadãos são aconselhados a seguir todas as recomendações de segurança e a manter-se atualizados com as previsões meteorológicas.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.