Tempestades com ventos de até 100 km/h e acumulados de chuva que superaram 180 mm causaram diversos transtornos no Rio Grande do Sul entre a madrugada e a manhã desta sexta-feira (9).
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a instabilidade é provocada pelo avanço de uma frente fria sobre o estado. O órgão emitiu alerta vermelho para o Oeste, Centro e Sul gaúcho, indicando risco de temporais severos, e alerta laranja para as demais regiões.
As consequências foram sentidas em várias cidades, com registros de quedas de árvores e muros, destelhamentos, alagamentos e suspensão de aulas. Em Cachoeira do Sul, choveu 188,2 mm em 24 horas — volume 56% acima da média prevista para todo o mês.
Outros municípios afetados incluem Alegrete, Faxinal do Soturno, Rosário do Sul, Caçapava do Sul, São Borja e Santa Maria, todos com acumulados acima de 100 mm. A Defesa Civil ainda não confirmou o número de desabrigados, e não há relatos de feridos. Em Porto Alegre, ruas e avenidas foram bloqueadas por alagamentos, e ao menos sete cruzamentos ficaram sem semáforos devido à falta de energia.
No interior, o nível do Arroio Barriga subiu e cobriu a RSC-287 entre Novo Cabrais e Paraíso do Sul, interditando o trânsito. Em Alegrete, as aulas foram suspensas para 1,3 mil alunos da zona rural, enquanto em Santa Maria, um muro de escola desabou, mas as aulas foram mantidas.
Confira vídeos registrados nesta manhã:
*Supervisionado por Everton Palaoro
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.