keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Tempestade Akará: entenda o fenômeno raro que passa pelo Sul do Brasil

Esse evento representa um dos raros episódios de uma tempestade tropical, o estágio anterior ao de um furacão em ciclones tropicais, registrados até hoje na costa brasileira

Design sem nome 1 Visor Notícias
Imagem: KNMI/METEOSAT

De acordo com a MetSul Meteorologia, um fenômeno meteorológico incomum ocorreu entre o final do domingo (18) e as primeiras horas desta segunda-feira (19) na costa Sul do Brasil. A tempestade tropical Akará se formou a partir do aprofundamento de um centro de baixa pressão, que anteriormente passou pelos estágios de depressão subtropical e depressão tropical.

Esse evento representa um dos raros episódios de uma tempestade tropical, o estágio anterior ao de um furacão em ciclones tropicais, registrados até hoje na costa brasileira.

Na madrugada desta segunda-feira, Akará estava em fase de intensificação na costa do Sul do Brasil. Conforme os dados do best track da NOAA, a agência de tempo e clima dos Estados Unidos, às 3h desta segunda, as coordenadas da tempestade eram -29ºS e 42,3ºW, com pressão mínima central de 997 hPa, localizada em alto-mar a Leste do Litoral Norte do Rio Grande do Sul e do Litoral Sul de Santa Catarina.

A análise da NOAA por satélites indicou que a tempestade se intensificou de 2.0 para 2.5 na técnica de Dvorak de ciclones tropicais, elevando o sistema de depressão subtropical para tempestade tropical. Nesse contexto, um número 2.5 corresponde a ventos sustentados de 35 nós ou 65 km/h. Vale destacar que um ciclone tropical é classificado como tempestade tropical quando seus ventos sustentados variam entre 63 km/h e 119 km/h. Somente quando esses ventos ultrapassam 119 km/h é que o sistema é designado como um furacão.

A formação da tempestade tropical Akará demanda monitoramento contínuo por parte das autoridades e da população, uma vez que fenômenos dessa natureza são raros na região e podem impactar as condições meteorológicas locais. A MetSul Meteorologia continuará acompanhando o desenvolvimento desse evento e fornecerá atualizações à medida que novas informações estiverem disponíveis.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: SCC 10

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tempo

Governo de SC acionará grupo de respostas rápidas a eventos extremos

Expectativa é que nas próximas horas a frente fria comece a avançar em direção ao Norte

Tempo

Rio Itajaí-Mirim extravasa e pode passar de seis metros

Segundo a Defesa Civil, outros dois picos podem acontecer à meia-noite e às 5h da madrugada do domingo (19)

Tempo

VÍDEO: Alerta para risco de alagamentos em São João Batista

Segundo a DEfesa Civil, nível do Rio Tijucas atingiu 5,32 metros às 19h deste sábado (18)

Tempo

VÍDEO: Enchente bloqueia ruas de Presidente Getúlio

As chuvas intensas que caíram sobre a região nas últimas horas resultaram em alagamentos

Tempo

Rio Itajaí-Mirim transborda e pode passar de seis metros em Brusque, adverte Defesa Civil

Previsão preocupa moradores por conta da previsão de ainda mais chuvas em SC

Mais notícias

Tempo

Governo de SC acionará grupo de respostas rápidas a eventos extremos

Expectativa é que nas próximas horas a frente fria comece a avançar em direção ao Norte

Tempo

Rio Itajaí-Mirim extravasa e pode passar de seis metros

Segundo a Defesa Civil, outros dois picos podem acontecer à meia-noite e às 5h da madrugada do domingo (19)