Este fenômeno destoa do usual clima de outono; inverno começa oficialmente no dia 21 de junho
Um sistema de alta pressão aliado a uma massa de ar seco resulta em mais um dia de sol e calor em Santa Catarina. As temperaturas, surpreendentemente elevadas para esta época do ano, atingem máximas de até 27°C em algumas regiões do estado. Segundo a Epagri/Ciram, este fenômeno destoa do usual clima de outono, antevendo um inverno que começa oficialmente no dia 21 de junho.
A predominância de sol e céu claro em boa parte do estado prevê mínimas de 7°C nos planaltos e na Grande Florianópolis Serrana e máximas que podem variar entre 20°C e 22°C nas áreas mais altas. Nas demais regiões, as temperaturas variam entre 21°C e 27°C, com as mais altas concentradas no Extremo Oeste e Litoral Sul.
Marcelo Martins, meteorologista da Epagri/Ciram, destaca a atipicidade das condições climáticas atuais. “Normalmente, esta época já começaria a esfriar significativamente, prenunciando o inverno. No entanto, estamos presenciando um período mais quente do que o habitual”, explica.
Com o sol dominando o cenário meteorológico, o dia promete ser propício para atividades ao ar livre, apesar do alerta para a baixa umidade do ar em algumas áreas. Santa Catarina segue com temperaturas acima do esperado para o final do outono, configurando um veranico pré-invernal que, segundo especialistas, é incomum mas não inédito.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.