keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Temperaturas devem chegar aos 38ºC durante o final de semana em SC; Calor antecede chegada de nova frente fria

Sábado começa ensolarado e quente em todo o estado, mas condições climáticas devem mudar durante a tarde e a noite

Imagem do WhatsApp de 2023 12 01 as 11.31.44 1baf5087 Visor Notícias
Foto: Windy/Divulgação

Santa Catarina inicia esta sexta-feira (1º) com tempo firme e altas temperaturas em todas as regiões, com previsão de atingir até 38°C no Extremo-Oeste e Vale do Itajaí. A Defesa Civil, junto ao meteorologista Piter Scheuer, atribui o aquecimento à atuação de uma intensa massa de ar quente, que deve manter o clima quente até o fim de semana, com possibilidade de tempestades de verão.

A manhã de sexta-feira apresenta tempo estável e ensolarado em todo o Estado de Santa Catarina. O boletim meteorológico da Defesa Civil prevê que as temperaturas aumentem rapidamente durante o dia.

Piter Scheuer, meteorologista, explica que a rápida elevação das temperaturas é resultado da influência de uma intensa massa de ar quente que atua sobre o Estado.

As altas temperaturas devem persistir até o fim de semana, conforme indicações do meteorologista. Este cenário é propício para atividades ao ar livre e aproveitamento das áreas de lazer em todo o Estado.

Para o domingo (3), Scheuer alerta para a possibilidade de tempestades típicas de verão. A combinação da massa de ar quente com a umidade e a aproximação de uma frente fria poderá resultar em tempestades que podem atingir diversos municípios catarinenses.

A previsão de tempo instável e tempestades exige atenção por parte da população, especialmente em áreas propensas a inundações e deslizamentos. A Defesa Civil recomenda que os moradores acompanhem as atualizações meteorológicas e sigam as orientações de segurança.

Temperaturas abrasadoras

A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para possíveis alterações nas condições climáticas ao longo do dia. Embora a manhã comece com tempo estável e temperaturas amenas, variando entre 14°C e 18°C nos Planaltos e entre 18°C e 21°C nas outras regiões, a situação tende a mudar durante a tarde e a noite.

Uma combinação de intensa massa de ar quente, baixa pressão, calor e umidade contribui para a instabilidade do tempo, aumentando as chances de novos temporais, especialmente nas regiões do Oeste catarinense, Litoral Sul e Grande Florianópolis.

As temperaturas máximas previstas para a tarde podem oscilar entre 30°C e 35°C em todas as regiões, com possibilidade de atingirem até 38°C no Extremo-Oeste e Vale do Itajaí. A Defesa Civil recomenda atenção às atualizações meteorológicas e às medidas de segurança em áreas mais suscetíveis a fenômenos climáticos extremos.

Fim de semana com tempo firme e calor

A Defesa Civil de Santa Catarina anuncia uma previsão animadora para quem planeja aproveitar o sol na praia neste fim de semana. No sábado (2), o tempo deve se manter firme, com um aumento rápido das temperaturas em todo o estado, ideal para atividades ao ar livre.

No entanto, a Defesa Civil adverte que as condições climáticas podem mudar no decorrer da tarde e noite. Prevê-se a possibilidade de novos temporais, sobretudo nas regiões do Oeste, Litoral Sul e Grande Florianópolis, devido à instabilidade do tempo.

As temperaturas máximas previstas para o sábado são ainda mais elevadas, variando entre 36°C e 38°C no Litoral, Vale do Itajaí e Extremo-Oeste, enquanto nas demais regiões catarinenses, as temperaturas devem ficar entre 33°C e 36°C. Recomenda-se que os residentes acompanhem as atualizações do tempo e tomem as precauções necessárias.

Impacto da frente fria

A chegada de uma frente fria promete mudanças significativas no clima de Santa Catarina neste domingo (3), de acordo com a Defesa Civil. Apesar de o dia começar com tempo estável, espera-se que a situação climática se torne instável a partir da tarde, com a possibilidade de temporais, incluindo chuvas intensas, vendavais e até a queda de granizo em algumas áreas.

A Defesa Civil classifica o risco de eventos meteorológicos como moderado a alto, com ventos que podem variar de moderada a forte intensidade, alcançando rajadas de 40 a 60 km/h. Antes do início das chuvas, as temperaturas tendem a subir, ultrapassando os 30°C em várias partes do estado.

Nas regiões do Grande Oeste e Alto Vale, as temperaturas máximas podem atingir até 37°C. A população deve ficar atenta às atualizações meteorológicas e seguir as orientações de segurança emitidas pela Defesa Civil para enfrentar essa frente fria.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tempo

Entenda por que chuva do RS não chegou com intensidade a SC

Bloqueio atmosférico mantém instabilidades causadoras de chuva sobre o Rio Grande do Sul

Tempo

Novas tempestades e frente fria poderão afetar o Rio Grande do Sul esta semana

Nesta terça-feira (7), são esperadas chuvas na região sul do estado, perto do litoral, o que deve contribuir para o aumento do volume da Lagoa dos Patos

Tempo

Novo ciclone extratropical deve causar tempestades no RS

O fenômeno deve se formar na costa da Argentina durante a madrugada de quarta-feira (8)

Tempo

Frente fria avança em SC e deve levar chuva ao Litoral Norte

As temperaturas também devem cair, veja quando:

Tempo

El Niño perde força, mas calor persiste em Santa Catarina

Embora temporais tendam a diminuir, ainda são esperadas ocorrências esporádicas, especialmente em maio

Mais notícias

Geral

Ambev interrompe produção de cerveja para fornecer água ao RS

Empresa direcionou máquinas específicas para fábrica de Viamão (RS) com o objetivo de adaptá-la à produção de água potável

Tempo

Entenda por que chuva do RS não chegou com intensidade a SC

Bloqueio atmosférico mantém instabilidades causadoras de chuva sobre o Rio Grande do Sul