keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Taxa de homicídios cresceu 9,7% no estado em 2017

Cidades da região como Balneário Camboriú, Penha e Navegantes tiveram acréscimo. Já Itapema registrou cinco homicídios a menos que em 2016

internautas denunciam brigas e atropelamento em saida de casa noturna de porto belo 1554563689 Visor Notícias

Números divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) mostram que, em 148 municípios de Santa Catarina, o índice de homicídios foi zero em 2017. Em outras 147 cidades, houve registro de assassinatos, sendo que em 59 delas ocorreu um homicídio, um percentual de 50,6%. 

De acordo com o relatório organizado pela Diretoria de Inteligência e Informação (Dini), através da Gerência de Estatística e Análise Criminal (GEAC) da SSP, ocorreram em 2017, em números absolutos, 981 homicídios dolosos contra 894 em 2016, um incremento de 9,7% em relação ao ano anterior. Os números são relativos ao período de 1º de janeiro a 31 de dezembro. 

>>> Os homicídios de 2017

A taxa 100 de homicídios fechou 2017 com 14 mortes por grupo de 100 mil habitantes, e embora configure nível de problema não poderia ser considerada alarmante. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) até 10 configura normalidade, entre 10 e 20, problema, e acima de 20, endêmico. A estatísticas também registram que 70,1% das vítimas possuíam antecedentes policiais e 73,9% dos autores tinham passagem pela polícia.

“É inegável que a criminalidade está cada vez mais audaciosa, e isso é inquietante. Temos enfrentado a criminalidade com políticas públicas, em conjunto com a sociedade”, afirmou o secretário da Segurança Pública, César Augusto Grubba. Ele destacou que, de 2011 até hoje, foram nomeados 9.344 servidores para a Segurança Pública.

No que se refere às ações da Polícia Judiciária, têm sido intensificada a produção de conhecimentos na área da inteligência a fim de bem subsidiar inquéritos policiais e demais investigações em curso com foco no crime organizado e suas derivações.

Especificamente sobre o combate às facções criminosas, a Segurança Pública tem atuado com força e determinação. Em abril de 2016, por exemplo, foram cumpridos 115 mandados de prisão na maior operação contra uma facção criminosa de São Paulo que atua em Santa Catarina. As facções também agem a partir do sistema prisional, por isso é fundamental o trabalho de compartilhamento de informações com a Secretaria de Justiça e Cidadania.

Ainda segundo o secretário, “o quadro geral em Santa Catarina apresenta números bem distanciados da realidade nacional, o que tem colocado nosso Estado em permanente condição de destaque”. Desde 2014, Santa Catarina têm se preservado no final da tabela, com o melhor índice dentre os Estados da Federação, destaca o titular da SSP.

Roubos registram redução

Números oficiais da Dini mostram redução no número de roubos no comparativo entre 2016 e 2017. No ano passado, no período de 1° de janeiro a 31 de dezembro, foram registrados em Santa Catarina 18.845 ocorrências de roubo contra 16.503 no mesmo período este ano, uma redução de 12,4%.

>>> Os roubos de 2017

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

PRF prende suspeito de integrar facção criminosa em SC

Suspeito transportava duas motos aquáticas supostamente para auxiliar vítimas de enchentes no RS

Segurança

Foragido do Rio Grande do Norte é preso no centro de Itapema

Homem é fugitivo do presídio de RN e roubou arma de agente penitenciário

Segurança

Polícia Civil prende suspeito de furto a Secretaria Municipal de Florianópolis

Secretaria Municipal de Limpeza e Manutenção Urbana teve um prejuízo estimado em R$ 45 mil

Segurança

Moradores de SC e vereador paranaense são alvos da Operação Endereço Certo da PF

Caso envolve transferências de títulos de eleitores para Guaratuba (PR)

Segurança

Homem é preso ao se passar por funcionário de prefeitura para pedir doações em SC

Suspeito dizia ser de ONG para arrecadar donativos para as enchentes do RS

Mais notícias

Geral

Ambev interrompe produção de cerveja para fornecer água ao RS

Empresa direcionou máquinas específicas para fábrica de Viamão (RS) com o objetivo de adaptá-la à produção de água potável

Tempo

Entenda por que chuva do RS não chegou com intensidade a SC

Bloqueio atmosférico mantém instabilidades causadoras de chuva sobre o Rio Grande do Sul