Um tamanduá-mirim foi salvo de um possível atropelamento na madrugada desta quarta-feira (16), em Brusque, no Vale do Itajaí. O resgate ocorreu por volta das 0h30, quando um morador, ao voltar do trabalho, avistou o animal desorientado tentando atravessar uma rua no bairro Souza Cruz. Utilizando uma blusa, ele imobilizou o bicho e o levou com segurança até uma área de mata.
Segundo o autor do resgate, Liniker Brito de Oliveira, a princípio pensou se tratar de um gambá. “Ele estava andando de um lado para o outro, bem desorientado. Quando vi que era um tamanduá, fiz o que pude para protegê-lo”, relatou. O tamanduá-mirim estava saudável e não apresentava ferimentos, segundo o morador.
A bióloga Geórgia Backes confirmou que se tratava de um tamanduá-de-colete e alertou que o manejo de animais silvestres deve ser feito por profissionais. “Embora a atitude tenha evitado um atropelamento, o ideal é sempre acionar os órgãos ambientais para minimizar o estresse do animal e evitar acidentes”, orientou. Em casos como esse, é recomendado contatar o Corpo de Bombeiros (193), a Polícia Militar Ambiental ou o órgão municipal responsável.
Fonte: ND+
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.