keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Suspensão do aumento dos combustíveis será defendida em Brasília por advogado de Itajaí

O advogado de Itajaí e Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, João Paulo Tavares Bastos Gama defende amanhã, dia 22 de agosto, em Brasília, o relatório que acolhe a preposição encaminhada ao Conselho Federal da OAB.

 

O advogado de Itajaí e Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, João Paulo Tavares Bastos Gama defende amanhã, dia 22 de agosto, em Brasília, o relatório que acolhe a preposição encaminhada ao Conselho Federal da OAB. Para ele, o Decreto 9.101/17, de 21 de julho, que trata do aumento da ” arrecadação federal por intermédio da majoração de alíquotas da Contribuição para o PIS e a da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social – COFINS incidentes sobre a importação e a comercialização de gasolina, óleo, diesel, gás liquefeito (GLP), querosene de avião e álcool”, deve ser suspenso.

Entre os motivos para a suspensão, o relator alega a inconstitucionalidade, pois desrespeita itens, como: 1- Afronta ao Princípio da Legalidade previsto no art. 150, inciso I, da Constituição Federal, segundo o qual, dentre suas vertentes, a majoração de tributos somente poderá ser realizada mediante edição de lei em sentido estrito; 2 –  viola, também, o Princípio da Separação de Poderes estabelecido no art. 2º da Carta Maior e que consagra a independência e harmonia entre os três Poderes da República; 3 – Descumpre a finalidade extrafiscal das contribuições sociais descrita no art. 195 da Constituição Federal, posto a vedação deste tipo de tributo com o intuito meramente arrecadatório; e, 4 – Transgride o Princípio da Noventena esculpido nos arts. 150, inciso III, e 195, § 6º, ambos da Constituição Federal, segundo o qual os entes tributantes somente poderão cobrar tributo depois de decorridos noventa dias da publicação da lei que o instituiu ou aumentou.

Gama foi escolhido pelo presidente do Conselho Federal da OAB, Claudio Lamachia, para ser o relator a elaborar o parecer.Caso aprovado amanhã, 22, será transformado em uma ação judicial proposta pelo CFOAB.  “O poder público sobrevive do confisco da poupança das famílias e da derrama dos caixas das empresas. Nada, a não ser a má aplicação das receitas públicas explica as mazelas que nos acometem, como a estagnação da economia, a perpetuação das injustiças sociais e a sempre presente corrupção. O poder público, concebido para servir à sociedade, virou uma máquina desproporcional e anacrônica que se alimenta daqueles a quem devia apoiar, ou ao menos não atrapalhar”, finaliza Gama.

O relatório será lido na íntegra nesta terça-feira, 22, no Plenário. 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Três cidades de SC garantem bolada em sorteio milionário da Mega-Sena

As apostas de SC que ganharam na quina da Mega-Sena foram todas de jogos simples, feitos presencialmente em lotéricas

Cidades

Portal Navega Mais Empregos está com 161 vagas de trabalho disponíveis

Entre as vagas, já quatro de estágio, duas de jovem aprendiz e duas temporárias

Cidades

Porto Belo assina Ordem de Serviço para construção do mirante no Morro de Zimbros

Obra terá investimento de mais de R$ 1 milhão provenientes de recursos próprios do município

Cidades

Abrigo de inverno está aberto para população em situação de rua em Itajaí

Espaço funciona das 19h às 7h, inclusive durante todo o fim de semana

Mais notícias

Mercado Imobiliário

PH Empreendimentos lança Dubai Mall em Porto Belo com 45% das unidades já vendidas

Empreendimento com shopping e seis torres residenciais terá 1.248 unidades e promete movimentar R$ 1,2 bilhão, além de gerar mil empregos na região

Segurança

Balneário Camboriú intensifica fiscalização na safra da tainha

Ações com drones e embarcações reforçam a proteção à pesca artesanal, reconhecida como patrimônio cultural da cidade